Beleza Extraordinária

Sete dicas rápidas para ter cabelos mais brilhosos

  • Com alguns cuidados e dicas o cabelo fica mais brilhoso e saudável
Tela cheia
Previous Next
Com alguns cuidados e dicas o cabelo fica mais brilhoso e saudável

Manter os cabelos com brilho em meio a agressões externas, químicas de alisamento e colorações é uma tarefa difícil e que requer alguns truques e cuidados. O segredo da luminosidade das madeixas está na fibra capilar, que precisa estar hidratada, saudável e selada, o que cria uma superfície lisa que reflete a luz. Quanto mais plana essa região, mais brilhoso é o cabelo. Por isso, é importante cuidar dos fios desde o momento do banho até a finalização, para conquistar um brilho impecável.

Confira sete dicas rápidas que irão trazer mais luminosidade às madeixas:

1 – Invista em um bom corte de cabelo e faça manutenção

Qualquer corte de cabelo tem um "tempo de validade", que permanece bonito sem perder o formato. Muitas mulheres acreditam que grandes intervalos de tempo entre uma estilização faz com que o cabelo cresça mais rápido, mas não lembram da saúde dos fios no processo. Pontas ressecadas, duplas e a porosidade de madeixas que sofreram com química ficam mais evidentes com o passar do tempo e podem atrapalhar a luminosidade dos cabelos. Para manter os fios brilhoso, além de tratar, apare pelo menos a cada três semanas, para manter o estilo.

2 – Controle o frizz com produtos que fazem brilhar

Assim como os fios ressecados, o frizz também pode prejudicar o brilho nos cabelos. Para combater esses fios rebeldes, principalmente nos "bad hair days", o ideal é investir em produtos como sérum e óleos, que além de suavizar os arrepiados, iluminarão os fios.

3 – Lave os cabelos com água fria

Escolher a temperatura certa durante o banho pode dar mais brilho aos fios. Uma chuveirada quente abre as cutículas, rouba a hidratação e deixa os cabelos ásperos, já a água fria, fecha as escamas, mantendo a superfície da fibra capilar mais lisa e com espaço para refletir a luz. Para quem não consegue deixar de lado um banho com temperatura alta, a sugestão é deixar uma última chuveirada gelada para o final, que além de dar brilho, "acorda" os músculos.

4 – Não friccione os cabelos com a toalha

Depois do banho, evite esfregar a toalha vigorosamente. A força da fricção pode comprometer a saúde capilar, causar quebra e queda, contribuir com o aparecimento do frizz e não deixar as madeixas brilharem. Em vez de usar força, com a ajuda da toalha, esprema o excesso de água e depois deixe o cabelo secar naturalmente. Isso manterá as cutículas fechadas e na posição correta para brilhar.

5 – Invista em uma linha com poder de hidratação

Cuidar do cabelo não é apenas um compromisso semanal. Para conquistar o brilho perfeito, invista em shampoos e condicionadores que tenham nutrientes que reponham a massa da fibra capilar. Queratina e lipídeos como a geleia real ajudam a regenerar o fio e deixar a superfície das madeixas reta e pronta para refletir a luminosidade.

6 – Cuidado com a temperatura de secadores e chapinhas

O ideal para manter um brilho duradouro, é não usar nenhum aparelho que precise de alta temperatura. Para quem não consegue viver sem secador, o ideal é usar a temperatura o mais fria possível, já que o ar quente contribui para danificar a fibra capilar e com o tempo deixa os cabelos opacos. Se é preciso modelar os fios todo dia com a escova, o ideal é encerrar o processo com um jato frio, que dá mais brilho e movimento às madeixas ao fechar as escamas, que assim como no chuveiro, se abrem com o calor.

7 – Banho de brilho em cabelos virgens e coloridos

Apesar de ser um procedimento popular entre quem colore os fios, os banhos de brilho também funcionam para quem tem cabelos virgens. O procedimento, conhecido como "hair glazing", ajuda a dar luminosidade aos fios opacos, reavivar a cor natural e combater reflexos indesejados causados pelo sol.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha