Beleza Extraordinária

Sérum com ácido hialurônico: vantagens de incluir o produto na rotina de cuidados com a pele do rosto

  • O sérum é um produto que pode ser encontrado em diversas fórmulas, como o sérum com ácido hialurônico. Conheça os benefícios desse produto para pele! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Uma das principais vantagens do sérum com ácido hialurônico é o combate à linhas de expressão e sinais da idade. (Foto: Instagram @themichelewang)
  • As fórmulas enriquecidas com ácido hialurônico também são uma ótima opção de sérum para a pele oleosa, já que hidratam sem pesar e melhoram a aparência da pele. (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
Tela cheia
Previous Next
O sérum é um produto que pode ser encontrado em diversas fórmulas, como o sérum com ácido hialurônico. Conheça os benefícios desse produto para pele! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • O sérum é um produto que pode ser encontrado em diversas fórmulas, como o sérum com ácido hialurônico. Conheça os benefícios desse produto para pele! (Foto: Instagram @tacha.j)
  • Uma das principais vantagens do sérum com ácido hialurônico é o combate à linhas de expressão e sinais da idade. (Foto: Instagram @themichelewang)
  • As fórmulas enriquecidas com ácido hialurônico também são uma ótima opção de sérum para a pele oleosa, já que hidratam sem pesar e melhoram a aparência da pele. (Foto: Instagram @laurenlewiss_)

O sérum é um produto revolucionário que chegou para ficar na rotina de skincare de pessoas de todas as idades e tipos de pele. Sua principal vantagem é a união de uma fórmula leve, não gordurosa e de fácil absorção com uma alta concentração de ativos.

Quando seu objetivo é evitar e combater os sinais de envelhecimento na pele, o sérum com ácido hialurônico certamente deve ser um de seus principais aliados. Queridinho do mundo do skincare, o ácido hialurônico é considerado um ativo quase milagroso devido à gama de benefícios que proporciona: possui alto poder hidratante, algo que contribui para a melhoria da saúde e da aparência da pele; preenche e ameniza a aparência de rugas e linhas de expressão e reduz a flacidez. Tudo isso de forma suave, sem agredir ou causar irritações na pele. 

Ficou curiosa para saber mais sobre as vantagens de incluir esse produto na sua rotina de cuidados com a pele? Vem cá que o Beleza Extraordinária vai te contar tudo o que você precisa saber!

Sérum: para que serve e o que é?

O sérum é um produto de textura leve, geralmente em gel aquoso, que se tornou o "queridinho do momento" no mundo do skincare. Ele é fácil de espalhar, não pesa no rosto e ainda trata a pele de forma bem eficaz porque costuma reunir uma quantidade maior de ativos do que os outros produtos da rotina de cuidados. 

Devido a essa textura diferenciada, os tratamentos em formato de sérum são indicados para todos os tipos de pele - até mesmo as oleosas e sensíveis, já que eles são leves e não agridem a pele. Para escolher o sérum mais adequado para tratar as necessidades da sua pele, basta conhecer os ingredientes ativos presentes na composição e entender a função deles na rotina de cuidados. O sérum com ácido hialurônico, por exemplo,  é um ótimo preenchedor e tratamento anti-idade.

Qual a função do ácido hialurônico no sérum facial?

O ácido hialurônico é um ativo hidratante produzido naturalmente pelo organismo humano. Uma das suas principais funções no nosso corpo é estimular a produção de colágeno, que mantém a hidratação e a sustentação da pele. Porém, com o passar dos anos, o nosso organismo reduz consideravelmente a quantidade dos dois ativos, o que causa flacidez e ressecamento, facilitando o surgimento das linhas de expressão e rugas.

É aí que entram os produtos cosméticos: para repor o que o nosso organismo não é mais capaz de produzir e manter a pele saudável e bonita. No caso do sérum facial com ácido hialurônico, o ativo ele age como um preenchedor facial, hidratando a pele profundamente e tratando problemas já existentes ou prevenindo o surgimento deles.

O sérum hidratante com ácido hialurônico hidrata a pele sem pesar e obstruir os poros

Entre as principais vantagens do sérum está o fato de que ele tem a textura gel aquosa. Essa fórmula leve faz com o que esse tipo de produto tenha um alto poder de absorção e trate a pele sem pesar ou gerar oleosidade, além de não obstruir os poros. 

Uma vez que a hidratação da pele é um passo fundamental da rotina de skincare, o sérum hidratante com ácido hialurônico é uma alternativa para quem quer incluir esse passo na rotina sem recorrer a fórmulas em creme.

Se você chegou até aqui, já entendeu que a principal função do ácido hialurônico é a hidratação e preenchimento da pele. Esse princípio ativo somado às fórmulas em textura gel aquosa faz com que o sérum com ácido hialurônico seja indicado para todos os tipos de pele: secas, oleosas e até as mais sensíveis. 

Sérum para o rosto e sinais do envelhecimento: fórmula com ácido hialurônico combate rugas e linhas de expressão

A aplicação de produtos como o sérum para o rosto com ácido hialurônico auxilia na recuperação da densidade da pele, prevenindo ou amenizando linhas e rugas já aparentes. Isso acontece por causa do processo de diminuição na produção dos ativos que garantem a firmeza da pele naturalmente ao longo dos anos.

É recomendado fazer o uso do seu sérum pela manhã e à noite, com a pele devidamente higienizada com um gel de limpeza ou água micelar. Durante o dia, é indicado o uso de um protetor solar após a aplicação do sérum, para proteger a pele dos raios UV que também aceleram o envelhecimento da pele. 

Sérum para pele oleosa: posso usar o sérum com ácido hialurônico para tratar oleosidade?

Não hidratar a pele oleosa é um erro que muitas pessoas cometem por acreditar que esse tipo de pele não precisa de hidratação. Isso acaba gerando o efeito rebote, que é quando a pele produz ainda mais oleosidade para compensar a camada protetora de sebo natural retirada com o uso de limpadores ou esfoliantes.

Por isso, um dos principais mandamentos do skincare é: todas as peles precisam de hidratação. Inclusive as oleosas. Depois da limpeza e esfoliação, é imprescindível tratar a pele com algum ativo hidratante tanto para evitar o efeito rebote, quanto para colher os benefícios que uma boa hidratação traz para o rosto. 

Se você é do time que tem a pele oleosa e tem medo de aplicar cremes no rosto, os séruns são bastante indicados para suprir essa necessidade. Por terem uma textura mais leve, eles conseguem entregar a hidratação que esse tipo de pele precisa sem aumentar ou provocar mais oleosidade. 

Uma boa opção de sérum para pele oleosa é o enriquecido com hialurônico, já que além de auxiliar no controle da oleosidade, também pode ajudar a disfarçar aquelas cicatrizes de acne que parecem pequenos “buraquinhos”, melhorando a textura e aparência da pele de forma geral. Por isso, quem tem pele oleosa pode usar o ácido hialurônico sem medo.

Sérum com ácido hialurônico: como incluir o produto na minha rotina de cuidados com a pele?

Agora que você já conhece o poder do sérum e das fórmulas com ácido hialurônico deve estar se perguntando como incluir esse produto na rotina de skincare. O passo a passo dos cuidados com a pele sempre gera muita confusão, mas é bem mais fácil do que parece.

Uma dica simples para se lembrar da ordem de aplicação dos proddutos de skincare é sempre começar com os mais líquidos e terminar com os mais cremosos. Ou seja: logo depois da limpeza, você deve aplicar o sérum. Depois dele, o creme hidratante e o protetor solar durante o dia.  

A quantidade de sérum a ser aplicada deve ser o suficiente para cobrir todo o rosto e, por isso, pode variar de pessoa para pessoa. Por fim, para um tratamento anti-idade ainda mais completo, além do sérum com ácido hialurônico é recomendado incluir na sua rotina outros produtos com o ativo na composição.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação