A Semana de Moda de Paris encerra o calendário internacional da temporada outono-inverno 2014-2015 com apresentações de marcas consagradas. Nos terceiro e quarto dias de desfiles, grandes maisons francesas mostraram suas criações, como Christian Dior, Balmain, Lanvin e Nina Ricci. Os cabelos, que foram vistos soltos ou presos em coques, reforçaram a tendência do efeito polido.
Cabelos soltos aparecem super lisos e com risca lateral
Os cabelos volumosos e ondulados, clássicos do verão, vão de fato perder sua força durante os meses mais frios do ano. Assim como já havia aparecido em Nova York, Londres e Milão, na temporada francesa a beleza de Barbara Bui, Chalayan e Roland Mouret apontou para a tendência do efeito polido. Nos três desfiles, as modelos usaram fios soltos, super lisos e com risca lateral, em um visual elegante e sofisticado.
A forma inusitada de prender as pontas dos cabelos por dentro da gola das roupas apareceu desta vez na passarela de Nina Ricci. Os cabelos das modelos foram repartidos ao meio apenas na parte da franja e ganharam um discreto volume no topo da cabeça. A Carven foi a única marca a manter os fios com um pouco de movimento, mas ainda assim, deixou a raiz polida ao prender algumas mechas com grampos na lateral do rosto.
Coques fazem sucesso em versão tradicional
Os coques também apareceram, em sua maioria, com efeito polido. Enquanto Balenciaga e Balmain criaram estilos bem parecidos para seus desfiles, um coque baixo com risca central, as modelos de Rick Owens usaram o penteado na sua forma mais clássica, com fios bem puxados para trás. Apenas Gosia Baczynska optou por um visual mais despojado, deixando muitos fios soltos.
Efeito molhado reforça tendência polida
A tendência de fios com aparência molhada, que já vem fazendo sucesso há algumas temporadas, não vai perder a força durante a temporada outono-inverno. O chamado "efeito wet" apareceu nos desfiles de Ann Demeulemeester, Issey Miyake e Lanvin reforçando o estilo polido. As modelos das três marcas usaram o mesmo estilo de coque, com fios puxados para trás. O detalhe da vez são as marcas dos dentes do pente bem aparentes.
Semi preso surge em estilos variados
O semi preso já se tornou um grande clássico, e os desfiles da semana de moda de Paris mostraram que o penteado é versátil e pode ganhar estilos variados mesmo mantendo o efeito polido. Christian Dior escolheu a versão tradicional, com fios puxados para trás, enquanto Christian Wijnants preferiu o penteado com risca lateral. Já Sharon Wauchob usou da risca central para deixar o estilo mais descontraído.