Os últimos dias da temporada outono-inverno 2014/2015 da Semana de Moda de Milão trouxeram às passarelas tradicionais marcas italianas, como Versace, Dolce & Gabbana, Armani, Missoni e Roberto Cavalli. Nos desfiles, os cabelos apareceram em diversos estilos de coques, desde o polido até o mais despojado, e também em madeixas soltas, variando entre fios super lisos e com caimento natural.
Cabelos soltos e com caimento natural dominam as passarelas
Reafirmando a tendência dos cabelos com caimento natural, que estará em alta durante 2014, Blumarine, Les Copains, Emilio Pucci, MSGM e Philipp Plein apostaram em fios soltos, com movimento e risca central para seus desfiles. Já as modelos de Marco de Vicenzo usaram um estilo parecido, porém, com as madeixas despretensiosamente penteadas para trás, sem riscas evidentes.
Na passarela de Trussardi, a franja college deu o toque diferencial aos fios soltos e com risca lateral das modelos. Já no desfile da Marni foi visto um estilo mais inusitado. As modelos usaram cabelos soltos com muitas mechas bagunçadas no topo da cabeça e alguns fios passando ao redor da testa. O penteado dava a aparência de um visual desleixado e inacabado.
Fios super lisos afirmam tendência para o inverno
Apesar dos penteados que prezam pela naturalidade estarem ganhando espaço, os fios super lisos continuam em alta. Enquanto na passarela da Jil Sander as madeixas polidas apareceram com risca central, no desfile de Au Jour de Jour, os cabelos foram repartidos lateralmente. A franja também apareceu complementando o estilo. Na passarela de John Richmond, o modelo era reto e volumoso, já a grife Versace preferiu a versão lateral, e completou o penteado com volume no topo da cabeça.
Coques aparecem em versões variadas
Fugindo dos cabelos soltos, as marcas apostam nos coques em variados estilos como forte tendência. O tradicional modelo polido com fios puxados para trás foi visto na passarela de Bottega Veneta. O estilo também apareceu com risca lateral nos desfiles de Salvatore Ferragamo e Anteprima, que ainda completou o penteado com acessório. Já as modelos da Tod's tiveram as madeixas puxadas apenas para um lado, sem risca.
O coque ainda apareceu em versões depojadas nos desfiles de Sportmax, Ermanno Scervino e Roberto Cavalli. Na passarela de Iceberg, o penteado foi complementado por uma franja college, enquanto para Dolce & Gabbana o diferencial ficou para um discreto volume no topo da cabeça. Já as modelos da Missoni usaram um coque mais ousado. O penteado veio preso lateralmente bem no alto da cabeça, com alguns fios soltos.
Penteados com inspiração retrô
Algumas grifes preferiram apostar em penteados próprios. Antonio Marras e Dsquared2 se inspiraram na tendência retrô para criar seus cabelos. A primeira fez uma releitura dos victory rolls, clássico dos anos 1940, enquanto a segunda preferiu o volume dos anos 1960. As modelos de Emporio Armani usararam peruca com corte pixie, enquanto as de Giorgio Armani tiveram os fios soltos frisados. No desfile de Etro, foi visto o tradicional penteado semi preso.