Beleza Extraordinária

Sem sal? De nutrição ou reconstrução? Saiba o que você precisa entender na embalagem do seu shampoo, condicionador e máscara capilar

  • Aprenda como ler os rótulos de seus produtos capilares (Foto: Instagram @tashimrod)
  • Vem entender o que significam as informações na embalagem do seu shampoo (Foto: Instagram @mishti.rahman)
  • Você sabe ler o rótulo da sua máscara de tratamento? (Foto: Instagram @actually_ashly)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda como ler os rótulos de seus produtos capilares (Foto: Instagram @tashimrod)
  • Aprenda como ler os rótulos de seus produtos capilares (Foto: Instagram @tashimrod)
  • Vem entender o que significam as informações na embalagem do seu shampoo (Foto: Instagram @mishti.rahman)
  • Você sabe ler o rótulo da sua máscara de tratamento? (Foto: Instagram @actually_ashly)

Saber escolher os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo é fundamental para manter os fios bonitos e saudáveis. Seja o shampoo, o condicionador ou a máscara de tratamento, existem ingredientes e finalidades bem variadas, de acordo com a necessidade de cada tipo de fio. Mas será que você realmente sabe ler a embalagem dos seus produtos?

Separamos algumas indicações comuns em embalagens de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento, para explicar de uma vez por toda o que elas significam. Quer aprender a desvendar os rótulos? Então vem que a gente te explica tudo!

Como ler a composição do seu produto capilar

Antes de tudo, é preciso saber como ler a composição no rótulo do seu produto, para identificar a presença ou ausência de outros componentes. Os ingredientes são listados em ordem de quantidade, ou seja, aquilo que tiver maior proporção no produto aparecerá antes, seguindo em ordem decrescente.

Por isso, é comum que a água seja o primeiro componente da lista, seguidos pelos outros ingredientes que apresentam altas proporções.

Sem sal

Significa exatamente isso: que o produto não contém nenhum tipo de sal na sua composição. É muito comum encontrar essa indicação em rótulos de shampoos, já que o ingrediente pode trazer danos para os fios quando usado em excesso. Esse tipo de shampoo é mais suave e diminui o desbotamento e o ressecamento do cabelo.

Nutrição/Umectação

Alguns shampoos, condicionadores e máscaras capilares indicam serem nutritivos ou umectantes. Eles são indicados para os cabelos ressecados, opacos e com muito frizz e costumam incluir óleos vegetais em sua composição. Se você segue um cronograma capilar, eles são indicados na etapa de nutrição.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

Reconstrução/Reestruturação

Outros produtos capilares podem ter indicação de que são reconstrutores ou reestruturantes. Isso significa que eles reestruturam a fibra capilar que foi danificada ao longo do tempo. Para isso, os shampoos, condicionadores ou máscaras com essa característica usam proteínas como a queratina para promover uma reconstrução capilar.

Fortificação

Alguns produtos também têm a fortificação entre suas indicações. Esses shampoos e condicionadores são recomendados para os cabelos que sofrem com a queda ou que quebram com facilidade. A arginina é um componente muito comum nesse tipo de produto, promovendo o crescimento e o fortalecimento dos fios.

Plástica capilar

A plástica capilar nada mais é que uma reconstrução intensa, que ajuda a recuperar os fios danificados e quebradiços. Esse tratamento está presente nos produtos voltados para cabelos muito danificados e promovem uma super reparação das madeixas. Para isso, os shampoos ou outros produtos podem conter ceramidas, queratina ou outras proteínas.

Detox capilar

O detox capilar também pode ser encontrado no rótulo de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento. Eles ajudam a reequilibrar as madeixas e a eliminar o acúmulo de substâncias tanto nos fios como no couro cabeludo. Os produtos com detox capilar são ideais para retirar o excesso de químicas ou de sal depois de alguns dias na praia.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Michelle Bagarra (@michellebagarra) em

Anti-sal

Essa indicação pode parecer um sinônimo dos produtos sem sal, mas é um pouco diferente. Os shampoos e condicionadores anti-sal, além de não ter o componente na fórmula, contam com uma tecnologia que combate os efeitos nocivos do sal nos fios, como o ressecamento. Por isso, se você vai viajar para a praia, pode ser uma boa ideia usar um produto anti-sal.

Sem parabenos

O parabeno é um conservante que ajuda a aumentar a durabilidade dos produtos capilares e é muito comum em shampoos, condicionadores e máscaras. Mas, como algumas pessoas podem sofrer com reações alérgicas ou irritações, tornou-se comum retirar os parabenos de produtos, substituindo-os por outros conservantes.

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha