Beleza Extraordinária

Sem acne e espinha: 7 dicas para lidar com os problemas comuns da pele oleosa!

  • Confira alguns cuidados que ajudam a combater a oleosidade e o aparecimento de cravos e espinhas!
Tela cheia
Previous Next
Confira alguns cuidados que ajudam a combater a oleosidade e o aparecimento de cravos e espinhas!

A maioria das mulheres que sofre com a oleosidade também tem que lidar com a tendência à acne, que faz com que cravos e espinhas continuem a aparecer na pele mesmo com o fim da adolescência. Por isso, criar uma rotina de cuidados específicos é ainda mais urgente para quem deseja deixar a cútis livre do excesso de óleos e das imperfeições que estragam a aparência do rosto. Confira a matéria para saber quais são eles! 

1 - Limpe a pele com produtos específicos

Limpar bem a pele todos os dias - ao acordar e antes de dormir - é um dos cuidados indispensáveis na rotina de qualquer pessoa, mas, para quem sofre com a oleosidade e a tendência à acne, essa medida é ainda mais necessária para controlar o aspecto brilhoso da cútis e evitar que o acúmulo de impurezas acabe entupindo os poros - o que facilita o aparecimento dos indesejados cravos e espinhas. 

Por isso, na hora de limpar a área, é muito importante escolher produtos que combinem o controle do óleo com uma potente ação anti-acne - como sabonetes e máscaras, por exemplo. Mas, para não acabar sofrendo com o efeito rebote, priorize os que prometem as duas funções sem causar ressecamento. 

2 - Aposte em adstringentes 

Além do sabonete específico, outra etapa importante na rotina de quem quer eliminar ou evitar os cravos e espinhas é a limpeza com um adstringente. Com fórmulas específicas para cada tipo de pele, o produto promete retirar todas as impurezas sem agredir a cútis e fechar os poros sem comprometer a barreira lipídica - uma das responsáveis pela hidratação e proteção da área. 

3 - Use um hidratante leve com fórmula oil-free

Ao contrário do que muita gente pensa, quem tem pele oleosa não deve eliminar o hidrante da sua prateleira! Investindo em produtos específicos e com fórmula oil-free, reservar um tempo para esse cuidado antes da hora de dormir é indispensável por garantir uma hidratação equilibrada e, ainda, controlar a produção do óleo. Deixar de hidratar o rosto só fará piorar o quadro, já que, com a chegada do ressecamento, as glândulas sebáceas entendem que precisam trabalhar ainda mais para gerar mais sebo.  

4 - Faça duas esfoliações por semana

Investir em duas esfoliações semanais também é uma etapa indispensável para quem sofre com acnes e espinhas, já que a técnica é responsável por eliminar as células mortas e desobstruir os poros - isso sem falar na ação anti-idade que vem junto com o estímulo à produção de colágeno.

Para quem quer recorrer à técnica, a dica para não errar na hora de escolher o produto é priorizar os que contam com ação anti-bacteriana contra cravos e que também prometam uniformizar a pele. 

5 - Use um gel secativo em roll on

E o que fazer para eliminar, com mais rapidez, as espinhas e cravos que já apareceram no rosto? Aposte no gel secativo em roll on! Ricos em agentes anti-acnes - como álcool e ácido salicílico - e com um aplicador em formato de esfera metálica giratória, o produto consegue diminuir o inchaço da obstrução, combater as inflamações localizadas e deixar a pele uniforme com pouco tempo de uso. 

Além disso, para a alegria de quem precisa recorrer a esse cuidado ao longo do dia, esse tipo de gel ainda conta com a vantagem de não aparecer no rosto por conta da fórmula transparente e de rápida absorção. 

6 - Tire sempre a maquiagem antes de dormir

Não dormir de maquiagem é uma recomendação que vale para todos os tipos de pele, mas, para quem sofre com a oleosidade e tendência à acne, ela é ainda mais urgente! Por isso, se não deseja aumentar a produção de óleo e causar entupimento dos poros, tenha sempre o cuidado de retirar cuidadosamente a make com algodão antes de dormir.

Além do demaquilante com fórmula livre de óleos, a água micelar é outra boa opção para as peles oleosas e sensíveis por deixar a cútis com aspecto sequinho sem agredir e conseguir retirar os resíduos de produtos e impurezas do dia a dia.

7 - Use protetor solar com toque seco 

O protetor solar é indispensável na rotina de beleza, já que, além de prevenir o câncer de pele, também ajuda a evitar o envelhecimento precoce. No entanto, mesmo com tantos benefícios, muitas mulheres que sofrem com a oleosidade acabam ignorando essa etapa, por acharem que o produto aumenta o brilho, ou pioram o problema investindo no produto errado. 

Para evitar esse dilema, a dica é simples: invista em um protetor solar específico para peles oleosas, que conte com toque seco e um efeito controlador de sebo. De textura leve e rápida absorção, ele deixa a cútis com um acabamento opaco e não causa obstrução dos poros. 

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!