Beleza Extraordinária

Seis truques para combater a oleosidade da pele no verão

  •  A pele costuma ficar mais oleosa no verão. Aprenda truques para driblar o problema e manter a cútis com visual saudável e luminoso
Tela cheia
Previous Next
A pele costuma ficar mais oleosa no verão. Aprenda truques para driblar o problema e manter a cútis com visual saudável e luminoso

No verão, a pele costuma ficar mais oleosa. Além de lidar com o estresse e fatores externos como a poluição, que estimulam as glândulas sebáceas e deixam o rosto com um aspecto brilhoso desagradável, com o aumento da temperatura, o rosto sofre ainda mais. De acordo com a dermatologista Cynthia Meyrelles, a oleosidade aparece nessa época como uma defesa do organismo ao calor: "o sebo aumenta pela maior exposição aos raios solares. Para o organismo, essa oleosidade funciona como uma barreira para o sol e uma proteção para a perda da hidratação da derme", explicou. Apesar de ser uma defesa do organismo, a oleosidade pode ser combatida com alguns truques de beleza que deixarão a pele com luminosidade, viço e preparada para o verão.

1 - Lave o rosto corretamente

Lavar o rosto com sabonete específico ajuda a eliminar a oleosidade, mas é preciso ficar atenta ao efeito rebote. O ideal é lavar apenas duas vezes ao dia, para evitar que a pele produza mais oleosidade para compensar o ressecamento causado pelo excesso de limpeza, deixando a rosto com aspecto gorduroso. Depois da água e sabão, tonifique e hidrate, para um resultado completo.

2 - Use protetor solar

O filtro solar tem importância durante todo o ano, mas no verão, a incidência dos raios do sol é maior, por isso é fundamental não economizar no produto para ter uma pele linda, mesmo no calor.

3 - Aposte em maquiagens mais leves

Maquiagem pesada não combina com altas temperaturas. Aposte nas versões suaves de maquiagem como o B.B. Cream ou um protetor solar colorido. Isso evita que a maquiagem "derreta" com a transpiração, e evita o surgimento da oleosidade como resultado dos poros obstruídos pela base, corretivo e outros produtos.

4 - Cuide da pele

Cuide da pele além da lavagem com sabonete específico para o rosto. Aposte em esfoliações a cada 15 dias, para retirar impurezas ou células mortas e use cremes hidratantes: "oleosidade não é o mesmo que hidratação, porque o sebo age na área externa da derme, enquanto os tratamentos e cremes funcionam nas camadas mais profundas", explicou a dermatologista Cynthia Meyrelles. Evite tratamentos mais profundos, como o peeling, porque a pele pode manchar pelo sol forte da estação.

5 - Use creme noturnos para o rosto

Os cremes noturnos fazem a diferença durante o verão, porque agem quando a temperatura está mais amena. Aposte em hidratações mais potentes e ativos que "despertam" a pele, como a cafeína. Para quem já usa produtos anti-idade, escolha as fórmulas em séruns e cremes que contribuam para a elasticidade da derme sem manchar pela incidência do sol.

6 - Fique amiga do lenço de papel

Lencinhos de tirar o brilho são os coringas da estação, porque retiram a oleosidade, sem desmanchar a maquiagem. Lenços de papel também têm essa função e conseguem controlar o aspecto da pele e da maquiagem.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais