Beleza Extraordinária

Secador ou chapinha: qual danifica mais o cabelo? Veja a ferramenta de calor mais indicada!

  • Saiba como manter o cabelo liso e bem cuidado escolhendo entre a chapinha e o secador de cabelo (Foto: Instagram @its_alextaylor)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como manter o cabelo liso e bem cuidado escolhendo entre a chapinha e o secador de cabelo (Foto: Instagram @its_alextaylor)

Se você prefere o visual liso para o dia a dia, provavelmente já se fez essa pergunta: afinal, qual agride mais o cabelo, chapinha ou secador? Apesar das ferramentas serem as melhores aliadas para deixar os fios modelados e bem caprichados, elas também são conhecidas por danificar as madeixas com o calor intenso - por isso, vale ter atenção.

Mas será que uma delas prejudica menos os cabelos? A gente desvendou esse mistério no vídeo abaixo com a ajuda do Rômulo Crica para o canal de L'Oréal Paris no Youtube - e aproveitamos para separar alguns conselhos e dicas úteis para quem usa chapinha ou secador todo dia aqui na matéria. Aproveite!

É melhor usar o secador ou a chapinha? Entenda as diferenças

Se você usa ferramentas de calor muitas vezes na semana para estilizar os fios bem esticados, fique sabendo que tanto secador quanto chapinha podem, sim, agredir os fios - especialmente se usados da forma errada. O secador, por exemplo, deve ser manuseado sem encostar diretamente nos fios, enquanto a prancha nunca pode ser usada no cabelo molhado.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas. 

O que fazer para proteger o cabelo do calor do secador ou prancha? Aposte no leave-in

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Mesmo com o risco, a verdade é que você não precisa parar de usar a sua ferramenta de calor preferida: para fugir dos danos causados pelo secador ou chapinha, o grande truque é apostar no leave-in antes! A fórmula com proteção térmica é capaz de blindar os fios do calor extremo e evitar ressecamento, perda de brilho, quebra e outros danos possíveis ao apostar nesses utensílios com muita frequência.

Como usar: o truque é aplicar o leave-in antes de usar prancha ou secador, nos cabelos secos ou úmidos. Se você for fazer o combo secador + chapinha, não se esqueça de passar o produto duas vezes (antes do secador e antes da chapinha). Dessa forma o visual fica protegido e o resultado final muito mais brilhoso!

Cuidados extras para usar secador ou chapinha sem danificar os fios

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Brasil (@belezaextraordinaria) em

Outra medida importante para manter os cabelos saudáveis mesmo com o uso das ferramentas de calor é escolher os produtos certos para a lavagem. Fazer uma cicatrização capilar em casa, por exemplo, é uma boa forma de tratar os danos que ficam invisíveis a olho nu e, de quebra, fortalecer os fios para as próximas estilizações.

Nessa tarefa, prefira os produtos que contenham cicatri-ceramidas, como na fórmula do Elseve Reparação Total 5+. Essa linha tem função reparadora e é muito indicada para transformar a fibra capilar, selando e protegendo os fios num processo de cicatrização. Vale a dica!

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais