Beleza Extraordinária

Saiba qual a frequência ideal para lavar os cabelos de acordo com seu tipo de fio

  • Saiba qual é a frequência ideal para lavar seus fios de acordo com seu tipo de cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Os cabelos secos, como os crespos e cacheados, por exemplo, podem lavar os cabelos a cada 2 ou 3 dias (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • As donas de cabelos lisos, ondulados e finos podem lavar os cabelos diariamenbte ou a cada 2 dias (Foto: Instagram @rona_mahal)
Tela cheia
Previous Next
Saiba qual é a frequência ideal para lavar seus fios de acordo com seu tipo de cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Saiba qual é a frequência ideal para lavar seus fios de acordo com seu tipo de cabelo (Foto: Shutterstock)
  • Os cabelos secos, como os crespos e cacheados, por exemplo, podem lavar os cabelos a cada 2 ou 3 dias (Foto: Instagram @brosiaaa)
  • As donas de cabelos lisos, ondulados e finos podem lavar os cabelos diariamenbte ou a cada 2 dias (Foto: Instagram @rona_mahal)

Na hora de lavar os cabelos, não é somente com o tipo de shampoo e condicionador ou com a quantidade certa de cada produto que devemos nos preocupar para obter o melhor resultado para as madeixas. Outro ponto muito importante é a frequência de higienização dos fios. De acordo com o cabeleireiro Rogério Silva, o ideal é lavar dia sim, dia não, mas a assiduidade pode mudar. Aprenda qual é o intervalo ideal para lavar cada tipo de cabelo.

Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias

O tipo mais complexo de fio em questão de lavagem é o oleoso, que pode ser lavado todos os dias ou, no máximo, a cada 2 dias, porque a oleosidade natural do couro cabeludo deixa os fios gordurosos, pesados e sem volume, o que contribui para o aspecto de "sujo" temido pelas mulheres. "O tipo oleoso precisa ser lavado todos os dias com shampoos específicos para esse tipo de cabelo, pois eles contém substâncias que controlam a oleosidade dos fios e deixam as madeixas mais bonitas", explicou Rogério Silva.

Madeixas secas precisam de um intervalo maior entre as lavagens

O cabeleireiro explica que cabelos secos, como os crespos e cacheados ou até aqueles que passaram por algum química e acabam ficando danificados, aguentam intervalos maiores entre as lavagens - cerca de um ou dois dias - e devem focar em produtos hidratantes. Isso porque o shampoo pode remover toda a oleosidade natural desse tipo de cabelo, e acabar deixando os fios ainda mais secos. 

Mas apesar de não aparentarem oleosidade como os fios lisos, por exemplo, o ideal é não espaçar muito esse intervalo para que eles não acumulem resíduos de cremes para pentear ou óleos e outros finalizadores, que podem entupir o couro cabeludo. 

Cabelos mistos devem ser lavados todos os dias

Os cabelos mistos também podem ser lavados todos os dias, ou a cada 2 dias, porque a raiz também costuma ser oleosa. No entanto, como esse tipo de fio costuma ter as pontas mais secas, o ideal é sempre usar produtos de linhas para cabelos mistos: hoje, os shampoos e condicionadores para cabelos mistos costumam diminuir a oleosidade da raiz ao mesmo tempo em que hidratam as pontas ressecadas.

Cabelos coloridos podem ser lavados todos os dias com produtos específicos

Quem colore o cabelo com colorações permanentes ou temporárias pode lavar as madeixas todos os dias, dependendo da textura dos fios. O importante é usar produtos específicos para que as lavagens constantes não desbotem a cor, ou apostar em linhas de shampoo e condicionador para cabelos danificados por química, que contém componentes como ceramidas, que reconstrói a fibra capilar.

Fios normais podem ser limpos em dias alternados

A regra de lavar o cabelo dia sim e dia não é levada em conta para cabelos normais. Para que a lavagem seja eficiente, o cabeleireiro Franco Rodriguez indica que o shampoo deve ser aplicado até formar uma espuma densa. "Se os fios estiverem muito sujos, pode haver a necessidade de passar o produto duas vezes para que a espuma apareça", explicou.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!