Beleza Extraordinária

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de pintar os cabelos em casa

  • Para pintar os cabelos em casa é preciso ter alguns cuidados especiais antes, durante e depois da aplicação do produto
Tela cheia
Previous Next
Para pintar os cabelos em casa é preciso ter alguns cuidados especiais antes, durante e depois da aplicação do produto

Passar por uma transformação no visual e mudar a cor dos cabelos pode parecer um processo bem tentador para algumas mulheres. Mas a pressa em chegar ao resultado esperado pode acabar gerando alguns erros para aquelas que decidem se arriscar a colorir os fios em casa. Para não correr mais riscos e garantir cabelos perfeitos, sem precisar de idas ao salão de beleza, confira algumas dicas e fuja os principais danos na hora da coloração:

Escolher a tonalidade certa é o primeiro passo

Antes de aplicar a cor desejada nos cabelos, é importante escolher uma tonalidade que vai ficar harmoniosa com o tom da pele, garantindo que o efeito conquistado será natural e impecável. Observar se a pele é quente ou fria também é uma ótima dica para evitar erros na hora de colorir as madeixas por conta própria. "Mudar a cor do cabelo não é tão fácil como parece. Para clarear, por exemplo, devemos também levar em consideração o fundo de clareamento daquele cabelo para descobrir a tonalidade que vai atingir", explicou a colorista Juliana Fernandes.

Escolher a cor olhando apenas pela caixinha também pode gerar muitos problemas após a tintura. Cada produto tem um número, ou uma combinação de pigmentos, por isso para conseguir uma cor específica é preciso ficar atenta para combinar a tonalidade da tintura com a cor dos seus fios e assim conseguir o resultado esperado.

Não esqueça de testar o produto antes da aplicação

Garantir a segurança dos cabelos também é essencial para um bom resultado da coloração, por isso vale realizar um teste com o produto escolhido antes de aplicá-lo em todos os fios. Separe uma mecha próxima à nuca, espere secar e observe por um intervalo de 48 horas as possíveis reações do produto ao cabelo e couro cabeludo. O teste de toque também pode fazer toda a diferença, evitando reações alérgicas na pele. Para isso, aplique o produto atrás da orelha e aguarde por 48 horas antes de passar o produto em todo o cabelo.

O momento da aplicação também merece atenção

Chegada a hora de aplicar efetivamente o produto no cabelo, a atenção deve continuar tão aguçada quanto nos passos anteriores. Para a coloração ficar uniforme é importante separar os fios em quatro mechas e começar a aplicar o produto a partir da raiz, seguindo em direção às pontas. Aquelas que precisam apenas retocar a raiz devem manter um cuidado ainda maior, para evitar que os fios se tornem fracos e quebradiços. "Se aplicarmos coloração em um cabelo que não precisa, os fios podem ficar sobrecarregados. No caso do retoque de raiz , normalmente comprimento e pontas não necessitam de mais de coloração e podem ficam com uma cor diferente", explicou a cabeleireira Juliana Fernandes.

Cuidados antes e depois da coloração

Conquistar um cabelo impecável vai muito além de aplicar a coloração desejada. Os cuidados para manter os fios hidratados e saudáveis devem acontecer tanto antes, preparando as madeixas para receber o produto, e depois, garantindo que os cabelos continuarão saudáveis mesmo após a química. "Antes de colorir o ideal é fazer um diagnóstico do cabelo, avaliar como será feita a aplicação e quais técnicas deveram ser usadas. Após a coloração é muito importante o uso de produtos de tratamento específicos para nutrir os fios e manter a cor", ensinou a colorista.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação