Beleza Extraordinária

Saiba identificar os sinais de que seu cabelo está fraco

  • Cabelos porosos, quebradiços e sem elasticidade: saiba identificar os sinais de quando o cabelo está fraco
Tela cheia
Previous Next
Cabelos porosos, quebradiços e sem elasticidade: saiba identificar os sinais de quando o cabelo está fraco

Os cabelos são um dos atributos mais marcantes de nossa imagem, por isso mantê-los saudáveis e bonitos é sempre um desafio que já faz parte da rotina das mulheres. No entanto, a exposição excessiva ao sol, o uso de secador e chapinha e aplicação de produtos químicos como para alisamento ou coloração podem levar a perda da massa capilar, deixando as madeixas fracas e quebradiças.

Como identificar se os cabelos estão fracos

Nessa busca por cabelos sempre hidratados e deslumbrantes, é importante identificar os danos causados pelos agentes externos e assim conseguir combatê-los. O primeiro sinal de que o cabelo está fragilizado é a perda da elasticidade, ocasionando o famoso efeito "chiclete". Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda a elasticidade e a umidade natural, tornando-se emborrachada e fraca.

A facilidade com que os fios se partem também pode ser um sinal de que as madeixas estão danificadas e precisam de tratamento. O cabelo desprotegido e sem elasticidade tende a se partir no momento da escovação ou simplesmente pelo contato das mãos ou outro instrumento que crie fricção com os fios. Em casos mais graves, as madeixas podem até mesmo esfarelar, próximo à raiz ou no comprimento.

Uma das principais causas para cabelos fracos e quebradiços é o excesso de tratamentos químicos - como alisamento, coloração e relaxamento - sem os cuidados necessários para manter as madeixas saudáveis apesar das agressões, que podem causar até mesmo a quebra ou corte químico. Antes de aplicar qualquer química nos fios, é importante realizar o teste da mecha, já que desta forma será possível saber se o cabelo está forte o suficiente para suportar a agressão causada pelo procedimento.

Como recuperar os fios fragilizados

Cabelos fracos se tornam quebradiços e ressecados, prejudicando a aparência e saúde das madeixas. Para recuperar os fios com o efeito "chiclete", o primeiro procedimento é deixar o secador e a chapinha de lado por um tempo, para que o cabelo consiga se restaurar. Se não for possível estilizar os fios sem ajuda destes acessórios, os cuidados com as madeixas precisam ser redobrados.

Em casos extremos, é importante também contar com a ajuda de um profissional especializado, que poderá analisar a situação dos fios e indicar o tratamento mais adequado para recuperar a saúde dos mesmos. Para casos mais leves, vale investir em hidratações, que podem ser feitas em casa ou no salão de beleza, com produtos que contenham substâncias como óleos essenciais, que ajudam a refazer a camada protetora dos cabelos, ureia, que ajuda a reter água nos fios e silicone, que cria uma espécie de "capa" que protege de novas agressões.

Cauterização e tratamentos com queratina deixam os cabelos mais resistentes

Tratamentos como cauterização capilar e queratinização também podem ser grandes aliados na busca por madeixas mais fortes e resistentes. Os processos funcionam como um "cimento", tapando os buracos da fibra capilar, repondo e evitando a perda da queratina, vitaminas e proteínas dos cabelos. Estes tratamentos também protegem os fios e podem ser realizados até mesmo antes de procedimentos químicos, evitando danos mais profundos.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais