Beleza Extraordinária

Saiba como retocar as mechas californianas

  • Mechas californianas precisam de retoque a cada três ou quatro meses para manter o efeito iluminado
Tela cheia
Previous Next
Mechas californianas precisam de retoque a cada três ou quatro meses para manter o efeito iluminado

Mechas californianas são a solução ideal para a falta de tempo ou a preguiça de tingir a raiz a cada mês para manter a coloração em dia. Mas mesmo com as vantagens do estilo, que garante um visual com luzes destacadas, é preciso retocar a tonalidade para manter o look inspirado nos surfistas da Califórnia. O retoque deve acontecer a cada três ou quatro meses, segundo o colorista William Souza.

Retoque das mechas: cuidado com as partes já descoloridas

A necessidade de refazer as mechas nada tem a ver com desbotamento da cor, mas sim com manter o mesmo local de transição da cor. Após esse período de tempo o cabelo cresce e o efeito das pontas mais claras não é o mesmo do início. Outra razão é a manutenção do corte, que além de manter sua forma original, também acaba eliminando boa parte da porção clara dos fios. William conta que o processo e o tempo para concluir o retoque são os mesmos da primeira aplicação. "Para retocar, é só aplicar descolorante onde as luzes vão começar e ter cuidado com a quantidade de produto. Partes que já foram descoloridas devem ter menos produto do que os fios escuros, para dar um resultado uniforme e sem marcas", contou o profissional.

Dosar as partes do produto clareador nas pontas do cabelo é o segredo para ter mechas californianas renovadas. De acordo com o colorista, as áreas que já haviam recebido o descolorante são mais sensíveis à química e têm tendência a "abrir" mais a cor e conseguir um efeito intenso. Por esse motivo, William ensina que para retocar sem medo de manchas, a dica é conferir o cabelo a cada cinco minutos, para evitar que as luzes fiquem mais claras do que o desejado.

Procedimento é diferente para quem usa tonalizante

Mesmo conseguindo o efeito marcado impecável, que é desejo de anônimas é famosas, é preciso cuidado, porque o descolorante resseca os cabelos. O aconselhado é fazer hidratações semanais além de tratamentos mais potentes como a cauterização para deixar madeixas saudáveis e livres de vilões como a quebra e o frizz. De acordo com William, o ideal para quem também usa tonalizante nas mechas californianas, é retocar a cor mensalmente, como se fosse uma coloração comum, e refazer as luzes a cada três ou quatro meses.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais