Beleza Extraordinária

Saiba como prevenir a oleosidade na testa causada pela franja

  • Saiba como prevenir a olesidade na testa causada pela franja
Tela cheia
Previous Next
Saiba como prevenir a olesidade na testa causada pela franja

Ao adotar a franja, as mulheres já sabem que a preparação das madeixas demandará mais tempo de dedicação que o normal. Afinal, os fios curtos exigem manutenção mais frequente que o restante dos cabelos, além de precisarem também de estilização diária para garantir um visual impecável. No entanto, outro fator associado ao corte costuma incomodar ainda mais: o excesso de oleosidade na testa, especialmente no verão. Saiba como prevenir o problema.

"A testa faz parte da zona T, que já têm uma tendência maior à oleosidade do que a região das bochechas, e a franja ainda forma uma espécie de cortina sobre o local, prendendo o excesso de óleo e bactérias ali", explicou a dermatologista Marina Peredo em entrevista ao site Beauty High. Para quem tem cabelos oleosos, o problema é ainda pior, visto que o sebo das raízes dos fios pode migrar para a pele.

Rotina de cuidados diários têm influência


Quem tem o costume de mexer com frequência nos cabelos sabe que os fios ficam rapidamente oleosos devido ao contato excessivo com a gordura natural e a sujeira dos dedos. Então, para evitar que a franja transfira oleosidade para a pele, o primeiro passo é evitar tocá-la. Este pode ser um hábito difícil de ser quebrado, mas é fundamental para manter a pele sequinha.

Lavar o rosto é um dos cuidados mais básicos com a pele e deve estar na rotina de beleza diária das mulheres com franja ou não. No entanto, para as adeptas do corte, o ideal é recorrer à limpeza pelo menos duas vezes ao dia. "Se mesmo assim a testa ainda ficar com excesso de brilho, é sinal de que a pele está oleosa. Para reparar o problema, use lenços de papel para absorver a oleosidade ao longo dia dia", sugere a dermatologista.

Estlização também previne danos


Variar as formas de estilização da franja é uma ótima maneira de prevenir o excesso de oleosidade da pele, afinal, os fios não precisam ficar o tempo todo sobre a testa. Que tal decorá-los com um acessório, penteá-los para trás ou até mesmo prendê-los com uma headband? Há diversas formas de estilizar o corte, que são tão eficientes quanto a limpeza da pele para remover a sujeira e as bactérias.

Quem tem tendência à oleosidade tanto nos cabelos quanto na pele deve ficar atenta ao rótulo dos itens que usa nos fios, que poderiam até mesmo contribuir com o problema. Evite fórmulas hidratantes e dê preferência às versões oil-free. "Se seus cabelos forem secos, use o condicionar apenas nas pontas, mas nunca na franja", comenta Marina. Além disso, tenha certeza de que removeu todos os vestígios de produtos durante o enxágue.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial