Beleza Extraordinária

Saiba como prender e soltar seus cabelos sem estragá-los

  • Prender ou soltar os cabelos de forma incorreta pode deixar a raiz fraca e fios quebradiços
Tela cheia
Previous Next
Prender ou soltar os cabelos de forma incorreta pode deixar a raiz fraca e fios quebradiços

Uma das manias mais terríveis que as mulheres possuem quando prendem os cabelos é soltar o elástico puxando-o de uma só vez. Usar elásticos ou outros acessórios que prendam o cabelo, principalmente se ele ainda estiver úmido, pode levar ao rompimento das cutículas, fazendo que ele fique fraco e quebradiço. Por isso, na hora de prender os cabelos, é importante aprender alguns truques que ajudarão a manter os fios saudáveis e longe de quebras ou outros dando causados por elásticos ou outros tipos de acessórios. na hora de prender é importante saber como executar da forma correta e mantê-lo sempre bem hidratado e saudável, além de dar preferência a elásticos com revestimento de tecido, pois agridem menos os fios.

Forma correta de soltar o elástico do cabelo

De acordo com o cabeleireiro Marcio Sanchez, do Crystal Hair, uma prática preocupante é a forma como as mulheres costumam desamarrar os cabelos: "um erro muito comum é de puxar o elástico de uma só vez", alerta. Segundo o profissional, existe um jeito menos prejudicial aos fios: "o recomendado é soltar uma ou duas voltas do elástico antes de soltar o cabelo por inteiro", ensina. Outra dica é dar preferência a elásticos com revestimento de tecido, pois agridem menos os fios.

Uma prática muito comum entre as moças de cabelos médios ou longos é prender o cabelo molhado: "isso enfraquece a raiz e facilita a queda dos fios, além de causar problemas no couro cabeludo", ressalta Marcio.

Chapéus também prejudicam o cabelo?

Acessórios charmosos, sobretudo no inverno, os chapéus e boinas, apesar de protegerem os cabelos dos danos externos, também podem ser prejudiciais quando usados com os cabelos molhados. Entre as consequências do uso indevido estão a seborreia e proliferação de microrganismos que podem desencadear diversos problemas, como caspas e até mesmo queda de cabelo.

Caso os fios fiquem quebradiços...

Para controlar a quebra, o primeiro passo é evitar secador, chapinha ou química durante certo tempo. Para tratar as madeixas, aposte nas máscaras de tratamento à base queratina, que ajudam a restaurar a camada externa e fortalecem os fios. Existem também shampoos anti-quebra que fortalecem o cabelo danificado por processos químicos e evitam que ele se rompa ao meio.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais