Beleza Extraordinária

Saiba como deixar os cabelos mais bonitos mesmo secando naturalmente

  • Para aqueles dias em que o cabelo merece secar naturalmente, o Beleza Extraordinária ensina algumas dicas para deixá-los lindos e saudáveis
Tela cheia
Previous Next
Para aqueles dias em que o cabelo merece secar naturalmente, o Beleza Extraordinária ensina algumas dicas para deixá-los lindos e saudáveis

Chapinhas, secadores e babyliss modelam os cabelos e os deixam do nosso jeito, mas em dias em que não há tempo disponível ou há vontade de deixar os fios descansarem dos processos que ressecam os fios, é importante saber como finalizar as madeixas para não ter surpresas. Secar os cabelos naturalmente do jeito certo é capaz de deixar as madeixas bonitas e sem frizz.

Lave e seque corretamente para hidratar e evitar o frizz

O primeiro passo é lavar o cabelo com shampoo e condicionadore específicos para seu tipo de fio, como no caso das madeixas cacheadas, que necessitam de emoliência na fórmula para criar cachos mais facilmente. Para secar, não esfregue a toalha com força porque a fricção, além de comprometer a fibra capilar, pode causar quebra, queda e o tão temido frizz.

A hairstylist Sonia Nesi ensina que, para evitar o efeito "amassado" do cabelo seco, é preciso fazer um bom corte: "o segredo para manter o cabelo sempre no lugar é manter o corte indo pelo menos a cada dois meses ao salão para fazer manutenção. Isso evita que algumas partes do cabelo se 'rebelem'".

Finalizadores ajudam a moldar o cabelo que seca naturalmente

Depois de lavar, é preciso escolher um finalizador para seu tipo de cabelo. O mousse e o serum, por exemplo, modelam os fios e definem ondas nas madeixas crespas e cacheadas e deixam o lisos com efeito ondulados, que ensina Sonia, precisam ser "amassados" para ganhar forma.

Os cremes de pentear também ajudam a dar formato às madeixas, mas é preciso ter cuidado com a quantidade para não deixar o cabelo oleoso e pesado, porque quanto mais grosso for o frio, maior será a quantidade necessária para deixar o cabelo modelado. Outra opção é o leave-in, que forma uma película de proteção na fibra capilar e tem efeito anti-frizz: "o leave-in é ótimo porque os fios secam sem aspecto elétrico e esse creme não tem problema de ficar sem enxágue. Existem mulheres que usam condicionadores para dar o mesmo efeito, mas esse produto foi criado para ser retirado com água. Deixá-lo na cabeça pode danificar o cabelo", explicou a cabeleireira.

Começou a secar sem jeito, o que fazer?

Se o cabelo está apenas um pouco úmido e o formato que está ganhando não a agrada, uma opção é recorrer ao segredo das modelos internacionais e fazer um coque justo na altura da nuca e deixar os fios secarem completamente. Ao soltar, o cabelo ficará modelado e com ondas naturais dignas de capa de revistas. Outra opção para corrigir madeixas que já estão secando de um jeito que não agrada é investir em finalizadores mais leves como óleos capilares e leites de pentear, que podem ser usados em mechas rebeldes específicas e não pesam nos fios pela consistência.

Outra parte do cabelo com "humor" próprio é a franja e você pode se aproveitar desse momento em que os fios ainda estão um pouco molhados – mas não encharcados, porque prender cabelo molhado danifica a fibra capilar e pode causar até mesmo queda – escolha um lado e prenda com grampos. Depois de seca, a franja ficará mais lisa que o resto do cabelo e mais fácil de modelar com fixadores mais fortes, como o spray.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais