Beleza Extraordinária

Saiba como dar volume aos cabelos oleosos e lisos

  • Mousses e pós texturizadores ajudam a dar volume aos fios fios, além de ajudar a absorver a oleosidade
Tela cheia
Previous Next
Mousses e pós texturizadores ajudam a dar volume aos fios fios, além de ajudar a absorver a oleosidade

Grande parte das mulheres brasileiras sofre com problemas de oleosidade no cabelo. Isso ocorre devido à grande quantidade de glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo, mas também a alguns fatores externos como água muito quente no banho, calor excessivo pelo uso de secadores e chapinhas, uso de produtos próximos à raiz dos cabelos e exposição direta ao sol sem proteção. As moças que possuem esse tipo de cabelo chamado "misto" ou oleoso, tendem a ter fios mais finos e, consequentemente, com pouco volume. Para contornar o efeito dos fios ralos e desfilar com madeixas mais volumosas e imponentes, confira algumas dicas.

Aprenda a dar volume aos cabelos oleosos

Segundo a cabeleireira Lis Cavalcanti, o produto mais pedido do momento para proporcionar volume aos fios, são os pós texturizadores: "além de dar textura, eles limpam a raiz, enxugam a oleosidade e têm um acabamento fantástico", garante a profissional do salão Cultura da Beleza. Com função semelhante, Lis também indica os shampoos a seco que, além de deixar o couro cabeludo sem oleosidade, garantem movimento e volume aos cabelos. Para potencializar o brilho dos cabelos, esses produtos também disponibilizam versões com cores.

O mousse também pode ser um aliado nessa causa, segundo a hairstylist Ana Paula Nesi, do Zerran Coiffeur. "Ele pode ser usado antes de uma escovação para garantir que os fios fiquem mais encorpados", ensina. A profissional ainda destaca os famosos bobes quentes que são os preferidos das famosas: "com eles pode-se criar ondas largas, que são o estilo mais pedido do momento".

As donas dos cabelos finos também devem ter alguns cuidados na hora de cortá-los. O comprimento muito longo não é indicado, pois deixará o cabelo com aparência ainda mais rala. As variações de cortes curtos são as mais indicadas, mas o comprimento médio também pode ser adotado com pontas repicadas para criar volume.

Dê brilho aos cabelos mistos

Independente da textura do cabelo, para garantir fios brilhosos, o primordial é que estejam hidratados, logo, o melhor meio é a hidratação semanal feita em casa com efeito de salão. O sérum é um dos aliados das mulheres de cabelos finos, pois se distingue de todos os outros finalizadores por sua fórmula não gordurosa. É um concentrado de óleos, silicones e vitaminas para deixar os fios nutridos e brilhantes. Uma gota é o suficiente para hidratar, proteger, reparar as pontas duplas e eliminar o frizz.

Maus hábitos são os principais causadores da oleosidade

Algumas das principais causas para a intensa oleosidade nos cabelos são provenientes de maus hábitos. Lavar os fios diariamente, ao contrário do que muitos pensam, não aumenta a oleosidade e, na verdade melhora o estado do couro cabeludo. Porém, é preciso ficar atenta à temperatura da água, que não deve ser muito quente para não estimular a produção de óleo pelo couro cabeludo.

Os famosos alisamentos como escovas progressivas ou inteligentes, também aumentam a oleosidade por conta de alguns hábitos adquiridos para não tirar o efeito liso do tratamento. As pessoas lavam menos o cabelo e costumam utilizar um shampoo muito hidratante após os procedimentos, o que deixa resíduos no couro cabeludo e nos fios. O melhor método para evitar o incômodo aspecto oleoso é usar um shampoo específico que remova bem a oleosidade do couro cabeludo e um condicionador suave que hidrate os fios e não deixe-os pesados. Além disso, outra dica é realizar esfoliação no couro cabeludo de 15 em 15 dias. A utilização de um shampoo antirresíduos pode ser feita com o mesmo intervalo de tempo.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema