Beleza Extraordinária

Sabonete em barra ou líquido: entenda as diferenças!

  • Qual sabonete escolher? Descubra as diferenças entre a versão em barra e a líquida
Tela cheia
Previous Next
Qual sabonete escolher? Descubra as diferenças entre a versão em barra e a líquida

A limpeza da pele com sabonete é a parte mais importante dos cuidados com a pele do rosto e corpo. É ele que vai remover as impurezas da cútis, as sujeiras que se acumulam durante o dia, as células mortas que podem obstruir os poros e retirar a oleosidade excessiva da pele. Mas com tantas versões de sabonete no mercado, como escolher a melhor? Os mais conhecidos são os líquidos e os feitos em barra, e cada um reserva benefícios diferentes. Para acertar no melhor tipo de sabonete, confira as dicas e descubra as diferenças entre os dois.

Principal diferença entre os dois sabonetes está no pH

Para muitas mulheres, a textura do sabonete é o fator mais importante, mas a grande diferença entre eles está na composição, ou seja, de quais materiais e componentes eles são feitos. Os líquidos costumam ter um pH bem mais próximo da pele por serem mais leves, o que faz com que ele seja menos ácido e mais suave na hora da limpeza - o que é vantajoso para as donas de pele sensível, que precisam de cuidados extras. Já os sabonetes em barra tendem a ser mais alcalinos, ou seja, têm um pH mais alto e, com isso, são capazes de remover os resíduos mais profundamente. 

Outra dica importante é sempre observar a função dos sabonetes - além da limpeza - e reconhecer a necessidade da pele. Os neutros são os mais indicados para manter a limpeza e hidratação da pele, e servem para todas as mulheres. Quem tem a pele oleosa e com tendência a acne precisa de um que seja mais eficiente na limpeza e mais suave na hidratação, enquanto as donas de pele ressecadas precisam buscar o contrário: um sabonete com limpeza mais suave e poder de hidratação maior. 

Sabonete em barra chama atenção pelo custo x benefício

A versão em barra dos sabonetes costuma ser vantajosa para quem pensa no "custo x benefício", já que os preços são mais em conta e o produto dura mais do que a forma líquida. Além disso, eles costumam ser bem cremosos e firmes, dispensando o uso de esponja para que seja absorvido na pele. Outra vantagem é que eles são fáceis de espalhar pelo rosto, pescoço e também pelo corpo, sendo possível massagear a pele com a espuma gerada por ele, que costuma ser mais intensa.

Forma líquida do sabonete pode ter mais ativos hidratantes

Além do formato compacto e mais higiênico, os sabonetes líquidos chamam atenção pela praticidade na hora da aplicação, que fica mais homogênea e fluida no rosto, pescoço e corpo - apesar de alguns precisarem de uma esponja para serem absorvidos melhor. Além disso, a grande vantagem desse tipo de produto é que ele permite a inclusão de outros componentes benéficos à pele, como vitaminas, proteínas e aminoácidos, que garantem uma sensação maior de purificação na pele.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial