Beleza Extraordinária

Sabedoria antiga: fazer touca nos cabelos alisa sem agredir o fio

  • Rihanna foi ao VMA com uma versão da tradicional touca, que enrola os fios em volta da cabeça e alisa de maneira natural
Tela cheia
Previous Next
Rihanna foi ao VMA com uma versão da tradicional touca, que enrola os fios em volta da cabeça e alisa de maneira natural
Como conselhos de mãe e avó são sempre infalíveis, vale a pena ficar de olho nos segredos de beleza do passado. Um deles voltou à tona recentemente com o look que Rihanna levou ao VMA - excêntrica, a cantora compareceu à cerimônia com as madeixas presas em uma touca de cabelo, como as usadas antes de dormir para deixar os fios lisos. É provável que a moda não pegue como penteado para adaptar ao dia-a-dia, mas, em tempos de chapinhas poderosas, a técnica que enrola os fios em volta da cabeça mostra que não ficou obsoleta e que seu diferencial está justamente em alisar de maneira natural.

Técnica garante alisamento eficiente sem agredir as madeixas

É inegável que a tecnologia evoluiu muito na busca por um liso perfeito, mas lançar mão de tudo isso pode acabar danificando os fios a longo prazo. Para quem está sentindo o cabelo começar a quebrar e quer dar um tempo nos alisamentos à base de calor, o velho truque da touca é a saída ideal. Prática, a técnica alisa os fios durante o sono e ainda economiza tempo na hora de se arrumar para de sair de casa pela manhã. Outra vantagem é o efeito natural do acabamento, que resulta em madeixas com movimento na medida.

Aprenda o passo a passo

Além da chapinha, a técnica também dispensa o uso do secador em quase todos os tipos de cabelo - apenas os crespos necessitam de uma rápida escova antes. Para começar, é preciso fazer uma risca em uma das laterais da cabeça e pentear o cabelo para o lado oposto contornando a cabeça como se fosse uma faixa. Firme a touca com grampos ao longo do processo, sempre colocando a parte ondulada do acessório para baixo para evitar marcas.

A técnica também pode ser feita com uma meia fina cortada na parte da cintura - basta pentear o cabelo da mesma forma e, ao invés de colocar grampos, usar o acessório por cima. O tecido deixa os fios no lugar a noite toda e permite que o cabelo respire por causa dos furos. Para a meia não soltar durante a noite, use um grampo para deixá-la no lugar.

Essas dicas servem para quem vai fazer a touca antes de dormir. Se a intenção é alisar os cabelos para sair, o ideal é aplicar a técnica pelo menos duas horas antes e, na metade do tempo, desfazer tudo e pentear os cabelos para o outro lado. O resultado pode ser potencializado com uma touca térmica por cima, deixando 15 minutos em cada lado.

Um detalhe importante é que os dois modelos de touca só podem ser feitos com os cabelos completamente secos: enrolá-los molhados danifica a fibra capilar e favorece o aparecimento de fungos e bactérias. Pela manhã basta tirar tudo, pentear os cabelos normalmente e, se quiser, usar um finalizador para cabelos lisos, que manterá o efeito por mais tempo.

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha