Beleza Extraordinária

Ruiva cacheada: veja como apostar na coloração sem danificar os cachos + dicas para manter a cor por mais tempo no visual

  • O cabelo cacheado ruivo alaranjado fica incrível em donas de pele clara (Foto: Instagram @joyjah)
  • O cabelo cacheado vermelho intenso fica incrível em mulheres negras (Foto: Instagram @naturally.endia)
  • Veja como conquistar e cuidar dos cachos ruivos (Foto: Instagram @kelsiefields)
  • Donas de pele morena podem escolher vários tons de cabelo cacheado ruivo (Foto: Instagram @jaelenmitchell)
  • Os cachos ruivos com fundo alaranjado também ficam incríveis na pele morena (Foto: Instagram @nyabryanna)
Tela cheia
Previous Next
O cabelo cacheado ruivo alaranjado fica incrível em donas de pele clara (Foto: Instagram @joyjah)
  • O cabelo cacheado ruivo alaranjado fica incrível em donas de pele clara (Foto: Instagram @joyjah)
  • O cabelo cacheado vermelho intenso fica incrível em mulheres negras (Foto: Instagram @naturally.endia)
  • Veja como conquistar e cuidar dos cachos ruivos (Foto: Instagram @kelsiefields)
  • Donas de pele morena podem escolher vários tons de cabelo cacheado ruivo (Foto: Instagram @jaelenmitchell)
  • Os cachos ruivos com fundo alaranjado também ficam incríveis na pele morena (Foto: Instagram @nyabryanna)

O cabelo cacheado ruivo é uma das principais opções de transformação para as donas de fios encaracolados que querem ousar no visual. A grande variedade de tons de vermelho disponíveis é uma das responsáveis por isso — fica mais fácil decidir a melhor forma de conseguir fios vermelhos de acordo com o tom de pele ou com a personalidade de quem vai usar. Ainda assim, antes de virar ruiva cacheada, muita gente se pergunta como conseguir o tom desejado e, especialmente, como fazer para a transformação não danificar os cachos.

Por isso, hoje o Beleza Extraordinária vai te ajudar a descobrir o melhor tom, mostrar como você pode alcançá-lo e contar os cuidados necessários para que seu cabelo vermelho cacheado permaneça saudável mesmo depois da transformação. 

Cabelo cacheado ruivo: quais são os melhores vermelhos para cada tom de pele? 

Para começar a jornada em busca do cabelo cacheado vermelho perfeito, você precisa descobrir qual das tonalidades possíveis vai favorecer o seu tom de pele. Mesmo que isso não seja uma regra imposta e que você possa escolher a cor que desejar, é sempre bom saber como garantir um resultado mais harmonioso, certo? 

Pele branca: as donas de pele branca com o fundo amarelado podem apostar nas versões acobreadas mais claras do visual ruivo, como o acaju mais aberto, que chega bem perto do alaranjado. Quem tem o fundo rosado na pele branca, por sua vez, pode seguir a mesma linha do acobreado claro, mas que tenha um toque mais avermelhado no fundo. 

Pele morena: a pele morena costuma garantir um visual super harmonioso com as versões acobreadas, alaranjadas e douradas de ruivo. Os vermelhos escuros e intensos também ficam incríveis, mas podem te deixar um pouquinho pálida — nada que não possa ser resolvido com a maquiagem certa. Ou seja, você pode apostar em acaju, ruivo acobreado, vinho, marsala, bordô, castanho avermelhado… o que combinar melhor com a sua personalidade. 

Pele negra: quem tem pele negra deve apostar nos vermelhos. Dos mais claros, como o cereja, aos mais fechados, como o vinho e o bordô, todos eles valorizam os diferentes tons de pele negra. Para tomar a decisão final, você pode seguir o truque de fundo de cor: tons quentes, com fundo alaranjado, para quem tem pele quente e tons frios, com fundo menos vibrante para quem tem pele quente. 

As futuras ruivas cacheadas precisam descolorir o cabelo antes da transformação? 

Essa pergunta que vive na cabeça de  quem quer ser cacheada ruiva não pode ser respondida absolutamente com sim ou não. A verdade é que cada caso é um caso, já que a necessidade de descolorir ou não o cabelo cacheado antes de pintar de vermelho vai depender da cor natural dos seus fios e do tom que você quer alcançar. 

Donas de cabelos como preto e castanho escuro que querem passar para um tom muito aberto e claro de vermelho (o cereja e o acobreado, por exemplo) vão precisar descolorir para clarear alguns tons. Isso é necessário porque a coloração, por si só, só clareia de dois a três tons do cabelo natural. Ou seja: quanto mais distante for a sua cor base da desejada, maior vai ser a necessidade de descoloração (e essa regra também vale para outros tons de castanho e loiro escuro). Se você tem o cabelo escuro e quer evitar um processo mais agressivo na transformação, opte por versões de cabelo vermelho escuro, como o marsala e o bordô. 

As loiras naturais que têm o cabelo bem claro, por sua vez, não precisam descolorir os fios para entrarem no mundo dos cachos ruivos. Isso acontece porque mesmo os tons mais claros de vermelho são mais escuros do que o loiro e podem ser alcançados com facilidade pelas donas desses fios.

Coloração permanente ou semipermanente: qual é a melhor opção para o cabelo cacheado vermelho?

Se, mesmo sem a necessidade de descoloração, você quiser um processo mais suave para virar ruiva de cabelo cacheado, você pode usar a coloração semipermanente — o tonalizante — para a transformação. Como ela não tem amônia na composição, age de forma mais delicada na hora de mudar a cor dos fios. Nesse caso, o resultado vai ser alcançado com mais facilidade em fios com a base clara. Nos cabelos de base média, como o castanho claro ou o loiro escuro, a mudança tende a ser mais sutil já que o tonalizante não abre o tom base dos seus fios. Também é por isso que ele precisa de retoques mais frequentes: a cada lavagem a cor vai saindo mais um pouquinho. 

Isso significa que quem quer entrar para o time das cacheadas ruivas não pode usar a coloração com amônia? Não! Tomando todos os cuidados necessários, você consegue usar a coloração permanente sem danificar o perder o formato dos cachos. E nós vamos falar sobre esses cuidados aqui embaixo! 

Ruiva de cabelo cacheado: dicas para o momento de aplicar a coloração

Para conseguir o cabelo cacheado ruivo que você tanto deseja sem prejudicar a saúde dos seus fios, você vai precisar ficar atenta ao processo e não cometer alguns erros muito comuns (principalmente se for sua primeira vez colorindo os fios sozinha). Dá uma olhada nas dicas que a gente separou aqui embaixo:

1) Não aplique a coloração em fios limpos: para usar coloração permanente, o ideal é que você esteja há um ou dois dias sem lavar o cabelo. A oleosidade natural do couro cabeludo ajuda a proteger a raiz dos fios e, ainda assim, não é barreira para a amônia da composição;

2) Sempre leia as instruções da caixinha: não comece a transformação para virar ruiva cacheada sem antes ler as instruções do folheto que vem na caixinha de coloração. Ali você vai encontrar o passo a passo de aplicação ideal e o tempo de ação que deve ser seguido à risca;

3) Fique atenta à quantidade de produto necessária: como cabelos cacheados costumam ser mais volumosos, é bem provável que uma caixinha de coloração não seja suficiente para cobrir todo seu cabelo. Por isso, é sempre bom ter mais de uma à disposição, assim, se for necessário, você só vai precisar misturar  e aplicar;

4) Desembarace os cabelos antes de aplicar a coloração: para que o produto consiga penetrar nos fios e agir de maneira uniforme em todo o cabelo, os seus cachos devem estar livres dos nós que o formato deles pode gerar no dia a dia. Tente desembaraçar as seções em que você dividir o cabelo com os dedos antes de começar a aplicação;

5) Faça o teste de mecha: mesmo que você tenha o cabelo super saudável e virgem, o teste de mecha é necessário para garantir que o fio vai suportar o processo de mudança de cor (principalmente se a descoloração for necessária). 

O cabelo cacheado ruivo precisa de cuidados constantes, antes e depois de mudança de cor

Uma das melhores formas de garantir que seu cabelo vai reagir bem ao processo de mudança de cor para você virar ruiva cacheada é cuidando dele antes da transformação. Um cabelo hidratado, nutrido e forte aguenta a coloração sem problemas e, por isso, o ideal é que você comece o cronograma capilar pelo menos duas semanas antes de usar o produto nos fios. Depois que você ficar ruiva, você deve adicionar à rotina de cuidados o uso de um shampoo específico para fios coloridos. Dá uma olhada na rotina que você pode seguir: 

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

3ª semana: nutrição - hidratação - reconstrução

4ª semana: nutrição - hidratação - nutrição

OBS: se você precisar descolorir cabelo primeiro, faça uma reconstrução capilar antes de aplicar a coloração para fortalecer a fibra capilar para a segunda parte do processo. 

Como fazer a cor do cabelo cacheado vermelho durar por mais tempo?

Tela cheia
Previous Next
Descubra como fazer o cabelo cacheado ruivo durar mais

Não tem jeito: para fazer a cor durar bastante, é fundamental manter uma rotina de cuidados com o cabelo cacheado ruivo que vai além do cronograma capilar e do shampoo para fios coloridos. Veja, aqui embaixo, o que você pode fazer para manter sua cor incrível até o próximo retoque:

1) Protetor térmico: as ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, podem fazer a coloração desbotar por causa da temperatura. Por isso, não deixe de aplicar um leave-in com proteção térmica antes de usá-las e limite a frequência a duas ou três vezes na semana;

2) Água do chuveiro: na hora de lavar seu cabelo vermelho cacheado você deve optar pela água morna ou fria, já que a água quente também pode estimular o ressecamento e o desbotamento da cor;

3) Exposição ao sol: assim como acontece com a nossa pele, a radiação ultravioleta do sol também pode causar mudanças na superfície do cabelo colorido. Por isso, sempre que for se expor ao sol, aposte num leave-in que tenha fator de proteção solar;

4) Banho de brilho: com um tonalizante da mesma cor usada nos fios e um creme de hidratação você consegue fazer um banho de brilho e reativar a cor dos seus cabelos depois do desbotamento sem, necessariamente, fazer um retoque. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Publicada em: 06/12/2019
Atualizada em: 16/07/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação