Beleza Extraordinária

Rugas nos fios? Entenda por que é importante manter as escamas dos cabelos alinhadas

  • Agentes externos como o sol ou o uso constante de secadores e chapinha, prejudicam a estrutura dos fios, criando falhas nas escamas. Para preencher as "rugas", vale investir em cauterizações e hidratações intensas
Tela cheia
Previous Next
Agentes externos como o sol ou o uso constante de secadores e chapinha, prejudicam a estrutura dos fios, criando falhas nas escamas. Para preencher as "rugas", vale investir em cauterizações e hidratações intensas

Os cabelos são um dos atributos mais marcantes da imagem feminina, por isso mantê-los saudáveis e bonitos é uma das principais tarefas da atribulada rotina de beleza das mulheres. Porém, alguns agentes externos como a poluição, a exposição excessiva ao sol e o uso constante de secadores, chapinhas e procedimentos químicos podem afetar a estrutura das madeixas e detonar a massa capilar, criando uma espécie de ruga nas escamas dos fios, o que torna-os fracos e quebradiços.

O que são as escamas dos cabelos?

A escama do cabelo, ou a cutícula, é a camada mais externa dos fios, que tem como responsabilidade regular a entrada e a saída da água na fibra capilar. Ela é composta por células planas sobrepostas, que são cobertas por uma camada invisível de lipídeos, que agem como um hidratante natural. Como a escama é a parte mais exposta do fio, é nela onde acontecem os principais danos dos cabelos. "Quando estão desalinhas elas podem deixar o cabelo com pontas duplas, fraco, quebradiço e com aspecto seco", afirmou a cabeleireira Thais Neves, do Werner Coiffeur.

Cauterizações e hidratações ajudam a preencher as falhas nas escamas

Com os fios já danificados, é comum surgir algumas falhas na fibra capilar, batizadas de rugas. Com a perda dessa massa, as madeixas tendem a ficar mais fragilizadas e quebradiças, necessitando de tratamentos de realinhamento capilar, que vão recuperar os cabelos preenchendo as rugas e deixando a superfície lisa, uniforme e com aparência mais jovem.

Tratamentos como cauterização e hidratações intensas podem ser grandes aliados nessa busca por cabelos mais fortes e resistentes, funcionando como uma espécie de "cimento", preenchendo essas rugas e devolvendo a queratina, as vitaminas e as proteínas dos fios, além de ajudarem a protegê-los de futuras agressões. "Esses tratamentos selam a cutícula, fechando as que estão abertas e hidratando o fio como um todo", explicou a especialista Tais Neves.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais