Beleza Extraordinária

Rugas no colo e no pescoço: confira dicas para evitar o envelhecimento precoce da pele dessa região!

  • Confira dicas para evitar rugas na pele do colo e pescoço! (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar protetor solar todos os dias é um dos cuidados indispensáveis para manter a pele do colo e do pescoço livre dos sinais da idade (Foto: Pixelformula)
  • Fazer esfoliações semanais também é um cuidado importante para cuidar da pele do colo e pescoço (Foto: Pixelformula)
  • Mudar alguns hábitos do dia a dia - como banho muito quente e mexer no celular de cabeça baixa - também estão entre os cuidados necessários para evitar o aparecimento de rugas na região (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Confira dicas para evitar rugas na pele do colo e pescoço! (Foto: Shutterstock)
  • Confira dicas para evitar rugas na pele do colo e pescoço! (Foto: Shutterstock)
  • Aplicar protetor solar todos os dias é um dos cuidados indispensáveis para manter a pele do colo e do pescoço livre dos sinais da idade (Foto: Pixelformula)
  • Fazer esfoliações semanais também é um cuidado importante para cuidar da pele do colo e pescoço (Foto: Pixelformula)
  • Mudar alguns hábitos do dia a dia - como banho muito quente e mexer no celular de cabeça baixa - também estão entre os cuidados necessários para evitar o aparecimento de rugas na região (Foto: Pixelformula)

Quando o rosto começa a exibir rugas e linhas de expressão evidentes, as mulheres que querem disfarçar os sinais da idade já começam a recorrer a cremes específicos para atenuar as marcas do tempo. No entanto, nessa rotina de beleza, outras áreas que também são afetadas pela perda de colágeno e elasticidade acabam sendo esquecidas por elas - como o colo e o pescoço.

Por causa disso, para impedir seu envelhecimento precoce, é muito importante dedicar um tempo para cuidar da pele da região e evitar alguns hábitos que podem acelerar o aparecimento das primeiras rugas. Confira!

Aplicar protetor solar no colo e pescoço é o principal cuidado para evitar as rugas 

Por se tratar de uma região bem mais fina e sensível, a área que envolve o colo e o pescoço é uma das primeiras a apresentar os sinais da idade. No entanto, mesmo com toda essa facilidade para o aparecimento de rugas e linhas de expressão, ela acaba sendo esquecida por muita gente durante os cuidados do dia a dia. 

Na hora de aplicar o protetor solar, por exemplo, muitas mulheres só se lembram de usar o produto no rosto e não se preocupam em proteger essa região. E é esse erro que faz com que os sinais da idade apareçam mais rapidamente por ali - já que um dos malefícios dos raios UV é o envelhecimento precoce.

Por isso, para ficar livre de rugas profundas e linhas de expressão, é essencial usar o protetor também no colo e pescoço todos os dias. Nas estações mais quentes, o FPS 30 deve ser o mínimo, enquanto, nas mais frias, cremes com fator de proteção 25 já conseguem dar conta do recado.

Creme anti-idade também é indispensável

Outro detalhe que também faz toda a diferença é adicionar um creme anti-idade à rotina de beleza. Além de atenuar as marcas que já começaram a aparecer no colo e pescoço, esse tipo de produto também ajuda a evitar que novas rugas apareçam e a garantir uma hidratação mais profunda na pele.

Para ter bons resultados, a dica é aplicar o creme todos os dias, pela manhã e antes de dormir, fazendo uma massagem circular com a pontinha dos dedos por alguns segundos. Além disso, vale preferir cremes antirrugas com ácido hialurônico - como o Revitalif Hialurônico de L'Oréal Paris -, pois são altamente hidratantes e ajudam a preencher os sulcos na pele.

Esfoliação semanal ajuda a impedir o envelhecimento precoce

O protetor solar e o creme anti-idade devem fazer parte da rotina diária de cuidados com a pele. Mas, além deles, a dica é investir em uma esfoliação semanal para melhorar a regeneração da derme.

Para fazer o procedimento, é simples: depois de limpar o colo e pescoço com um sabonete específico, basta aplicar o produto esfoliante fazendo movimentos leves e circulares com os dedos até que a pele fique seca; depois, é só enxaguar com água fria ou morna e pronto! Mas nada de exagerar na frequência, para não sensibilizar a área.

Eliminar alguns hábitos do dia a dia também reduz as chances de rugas 

Além de todos esses cuidados, outra dica é ficar atenta a alguns hábitos que podem acelerar o aparecimento de rugas no pescoço e colo. Veja quais são eles para mudar já a sua rotina:

1. Olhar para o celular constantemente: com tantas redes sociais, é difícil ficar muito tempo longe do celular. Mas você sabia que esse hábito também pode acelerar o aparecimento de rugas no colo e pescoço? O ato de olhar para baixo toda hora para mexer no aparelho cria linhas que, com o tempo, podem virar marcas profundas. Por isso, prefira levar o telefone à altura dos olhos ao invés de ficar curvada toda vez que for checar seu Facebook ou Instagram. 

2. Andar sempre de cabeça baixa: seguindo a mesma ideia do celular, também é importante tomar cuidado com a sua postura ao caminhar para não criar as temidas rugas na região. Evite andar de cabeça baixa e mantenha uma postura ereta, com ombros bem posicionados e olhar erguido. 

3. Tomar banho com água muito quente: no fim do dia - principalmente, nas estações mais frias -, poucas coisas são mais revigorantes que um longo banho quente. Mas essa prática também pode acelerar o aparecimento de rugas por prejudicar a pele e deixá-la mais sensível.

Sabendo disso, procure deixar o chuveiro com uma temperatura bem morna; e, se o dia estiver muito frio e não conseguir abrir mão da água quente, procure não tomar um banho muito longo. 

4. Esfregar a toalha no pescoço e colo: muita gente tem o costume de esfregar a toalha no corpo para tirar a umidade, mas essa prática também pode ser prejudicial por comprometer a elastina - proteína que tem a função de garantir elasticidade à pele. Sendo assim, deixe esse hábito de lado e passe a secar o corpo dando leves batidinhas com o pano. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!