Beleza Extraordinária

Rugas na testa: conheça 5 hábitos que causam as linhas de expressão e descubra o melhor tratamento para a pele do rosto!

  • Veja os hábitos que podem causar rugas na testa! (Foto: Shutterstock)
  • Não franzir demais a testa e os olhos é uma das dicas para evitar as marcas de expressão (Foto: Pixelformula)
  • Caprichar na hidratação também é importante para exibir uma pele bonita e livre de rugas (Foto: Pixelformula)
  • Cremes antirrugas devem ser adicionados na rotina de quem quer evitar ou se livrar das linhas de expressão na testa (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Veja os hábitos que podem causar rugas na testa! (Foto: Shutterstock)
  • Veja os hábitos que podem causar rugas na testa! (Foto: Shutterstock)
  • Não franzir demais a testa e os olhos é uma das dicas para evitar as marcas de expressão (Foto: Pixelformula)
  • Caprichar na hidratação também é importante para exibir uma pele bonita e livre de rugas (Foto: Pixelformula)
  • Cremes antirrugas devem ser adicionados na rotina de quem quer evitar ou se livrar das linhas de expressão na testa (Foto: Pixelformula)

Um dos primeiros sinais do avanço da idade é o aparecimento de linhas de expressão evidentes, causadas pela perda de colágeno e, consequentemente, de elasticidade. Com o passar do tempo, a testa é uma das áreas mais afetadas pelo movimento repetitivo dos músculos - como a mania de franzir os olhos no sol, por exemplo - , mas é possível amenizar essas rugas evitando esse e mais alguns hábitos no dia a dia. Confira a lista para descobrir quais são eles e saiba o que fazer para cuidar da pele!

1 - Franzir os olhos

Quando o sol está muito forte ou queremos mostrar "dúvida/inquietação" através da expressão facial, por exemplo, é normal franzir demais o olho sem nem se dar conta. Mas, como a maioria já sabe, esse hábito aparentemente simples pode acabar acelerando o aparecimento de linhas de expressão na testa. 

Sendo assim, a dica para evitar o problema é não abrir mão dos óculos escuros em dias de sol muito forte; tentar não franzir demais a área quando estiver se expressando ou se concentrando em alguma atividade; e - muito importante! - não deixar de consultar um oftalmologista se precisar apertar demais os olhos toda vez que for enxergar algo no computador. 

2 - Dispensar o creme hidratante

Ignorar a etapa da hidratação na rotina de cuidados também pode aumentar as marcas de expressão. O motivo é simples: quando a pele não está hidratada, a renovação celular e a produção de colágeno acabam prejudicadas - o que faz com que as linhas e rugas fiquem mais evidentes. 

Por isso, não deixe de adicionar um creme hidratante específico para o seu tipo de pele - mesmo se ela for oleosa - para usar pela manhã e antes de dormir. Além disso, vale apostar na água micelar, já que a hidratação está entre as várias funções do produto. 

3 - Dormir de bruços 

Você sabia que a posição na hora de dormir também influencia no aparecimento de marcas de expressão? Deitar de bruços, por exemplo, está entre os hábitos que devem ser abandonados por também causar as desagradáveis rugas na testa!

O motivo é simples: os movimentos repetidos da pele no travesseiro causam dobras que podem virar rugas com o passar do tempo. 

4 - Franzir demais a testa quando está estressada

Cada pessoa reage de uma maneira diferente ao estresse. Enquanto algumas procuram concentrar a mente em alguma outra atividade para espairecer, outras remoem tanto o problema que acabam deixando o desconforto visível por franzirem demais a testa. 

Além de não ser nada saudável ficar com estresse nesse nível, a prática ainda pode causar marcas permanentes na região pelo movimento repetitivo. Por isso, procure dar uma relaxada e tentar se equilibrar quando os dias estiverem muito tensos para não acabar com a mente esgotada e linhas de expressão bem destacadas no rosto. 

5 - Fazer expressões muito marcantes na hora de aplicar a maquiagem

A hora de se maquiar também pode estar entre as vilãs das temidas rugas se você for do tipo que faz "caras e bocas" para aplicar os produtos. A mania involuntária de franzir a testa ou levantar demais as sobrancelhas enquanto contorna os olhos ou usa a máscara de cílios, por exemplo, pode acabar deixando marcas aparentes na região. 

Por isso, tente sempre deixar o rosto relaxado quando for fazer a maquiagem, puxando a pele levemente com os dedos quando for preciso ao invés de ficar fazendo expressões muito marcantes no rosto. 

Creme antirrugas é principal aliado para reverter o problema 

Se você só foi descobrir todas essas dicas agora e já exibe linhas bem marcantes na testa, a boa notícia é que dá para reverter o problema recorrendo a alguns cuidados!

O principal deles é o uso de um creme antirrugas que tenha ácido hialurônico para hidratar e criar uma nova textura na pele - suavizando, assim, as linhas na testa e nos demais pontos do rosto. Para aquelas que ainda não exibem essas ruguinhas, mas querem ter um cuidado a mais, também vale apostar no produto para evitar o envelhecimento precoce. 

Além disso, outro cuidado indispensável é aplicar protetor solar diariamente, mesmo nos dias frios e nublados, já que os raios UVA e UVB estão entre os principais responsáveis pelo aparecimento de rugas na derme.

Dica extra: para otimizar a rotina, uma boa dica é apostar no antirrugas Revitalift Hialurônico Diurno , que já tem FPS 20 e protege a pele dos raios solares.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais