Beleza Extraordinária

Rugas e linhas de expressão? Aprenda a identificar os primeiros sinais do envelhecimento da pele

  • Os primeiros sinais do envelhecimento da pele aparecem por volta dos 30 anos
Tela cheia
Previous Next
Os primeiros sinais do envelhecimento da pele aparecem por volta dos 30 anos

Depois dos 30, a pele da mulher começa a mostrar os primeiros sinais de envelhecimento e só hidratação e o filtro solar já não são suficientes para garantir a firmeza e a vitalidade do rosto. Segundo a dermatologista Thaise Soares, o segredo é prevenir o aparecimento de linhas de expressão com cremes hidratantes adequados à faixa etária de cada mulher. "Usar produtos de outra faixa etária, que tem densidade e concentração diferentes, pode causar resultados adversos como irritações, acne e manchas na pele", contou a profissional. Este tipo de medida preventiva suaviza os primeiros efeitos da passagem de tempo na pele que, dependendo da genética da mulher, pode aparecer a partir dos 25.

Entre os primeiros sintomas do envelhecimento da pele, estão rugas finas, manchinhas de sol e ressecamento causados pela diminuição da produção de sebo das glândulas sebáceas, e alterações na produção de colágeno e elastina, que causam redução da elasticidade e firmeza. As linhas de expressão são as primeiras a aparecer devido aos movimentos faciais repetidos, que contraem e descontraem a pele, formando vincos.

Proteção solar e produtos anti-idade para combater os primeiros sinais

Com a diminuição da renovação celular, as rugas começam a aparecer em outras partes do rosto, como a testa, e a pele fica mais fina e flácida. Além da passagem dos anos, a radiação solar piora a textura da pele, deixando as donas de pele branca com a cútis mais envelhecida que as mulheres de pele negra, já que a melanina deixa-a mais resistente ao sol. Isso não significa que as mais morenas devem deixar o protetor solar de lado, principalmente depois dos 30, e sim usá-lo junto ao antirrugas, para garantir um resultado mais eficiente.

Além de limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes ao dia, use produtos a base de retinol, produto derivado do ácido retinóico, que entre outras funções, deixa a pele mais fina, com textura regular, e estimula a produção de colágeno, função importante para os primeiros sinais de envelhecimento da pele. Para atenuar essas linhas de expressão, também é preciso cuidados diários, como beber pelo menos oito copos de água por dia e ter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais, frutas e nutrientes essenciais. Para os tratamentos mais potentes como o peeling, Thaise Soares é enfática em dizer que cada caso deve ser analisado separadamente, pois alguns tratamentos podem ser abrasivos demais para pessoas com poucos sinais de expressão na pele.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!