Beleza Extraordinária

Rugas ao redor dos olhos: das linhas de expressão ao pé de galinha, descubra o que causa e como atenuar

  • Entenda o que causa e quais os melhores tratamentos para as rugas ao redor do rosto (Foto: Shutterstock)
  • A proteção solar, combinada com um bom anti-rugas, é essencial para combater as linhas de expressão e rugas ao redor do rosto (Foto: Shutterstock)
  • As rugas ao redor dos olhos podem aparecer em qualquer idade (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Entenda o que causa e quais os melhores tratamentos para as rugas ao redor do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Entenda o que causa e quais os melhores tratamentos para as rugas ao redor do rosto (Foto: Shutterstock)
  • A proteção solar, combinada com um bom anti-rugas, é essencial para combater as linhas de expressão e rugas ao redor do rosto (Foto: Shutterstock)
  • As rugas ao redor dos olhos podem aparecer em qualquer idade (Foto: Shutterstock)

Por ser mais fina e delicada, a pele ao redor dos olhos pode começar a mostrar rugas e linhas de expressão - como o famoso pé de galinha - mais cedo que o resto do rosto. Além dos movimentos repetidos por conta das expressões faciais, existem outras causas para o aparecimento precoce destes sinais da idade, como a perda de elasticidade na pele e até o seu afinamento ao longo dos anos. Descubra os fatores que provocam estas marcas no rosto e saiba o que fazer para as eliminar!

Perda de colágeno e movimentos repetidos são as principais causas das rugas ao redor dos olhos

Embora sejam mais comuns a partir dos 30 anos, as rugas ao redor dos olhos podem aparecer em qualquer idade, e ficam sempre mais evidentes ao sorrir. Elas surgem tanto na região das olheiras quanto nos cantos externos dos olhos, em que criam uma formação semelhante ao pé de galinha. Entre os motivos mais comuns para o seu aparecimento, estão:

- Redução da produção de colágeno e elastina na pele, que provoca a sua flacidez;

- Movimentos repetidos de expressões faciais, que contraem os músculos e aprofundam as linhas;

- Afinamento do tecido cutâneo ao longo dos anos.

- Exposição solar diária, que forma radicais livres que enfraquecem as fibras de colágeno e elastina.

Hábitos como esfregar os olhos e remover a maquiagem de forma brusca aprofundam estas marcas

Embora possam ser tratadas e prevenidas, as causas mencionadas são inevitáveis e atingem a todos. No entanto, existem alguns hábitos comuns que podem, sim, ser evitados no seu dia a dia. Um deles é o de esfregar os olhos: ainda que possa ser muito tentador, é importante não ceder, já que esse movimento pode fragilizar bastante a pele delicada desta região, deixando as rugas mais evidentes.

Ao remover a maquiagem, também é comum friccionar o algodão ou o lenço demaquilante nas pálpebras de forma brusca, ou até esfregar a toalha nos cílios depois de lavar o rosto. Tudo isso cria linhas e aprofunda as já existentes, por isso, vale ficar atenta para sempre usar gestos delicados ao cuidar do rosto. 

Creme anti-rugas e protetor solar é o combo imbatível para eliminar e prevenir rugas e linhas de expressão

Para prevenir o aparecimento destas rugas, é importante inserir alguns cuidados na sua rotina de beleza. Além de evitar produtos muito adstringentes, como sabonetes e tônicos específicos para pele acneica, vale investir em um creme anti-idade que estimule a produção de colágeno e favoreça a renovação celular, para atenuar as marcas já existentes. Outra dica é nunca esquecer o protetor solar, já que é ele que vai prevenir a formação de radicais livres: FPS 30 ou superior, todos os dias do ano. 

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais