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Rotina matinal e noturna: como criar os seus rituais diários para cuidar da pele, corpo e mente de forma mais saudável

  • Descubra como cuidar da pele e do corpo de maneira saudável pela manhã e antes de dormir (Foto: Shutterstock)
  • Tomar um bom café da manhã com alimentos naturais melhora o ânimo e faz bem à pele durante o dia (Foto: Shutterstock)
  • Limpar a pele pela manhã e remover a maquiagem ao fim do dia são hábitos indispensáveis para uma rotina mais saudável (Foto: Shutterstock)
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Descubra como cuidar da pele e do corpo de maneira saudável pela manhã e antes de dormir (Foto: Shutterstock)
  • Descubra como cuidar da pele e do corpo de maneira saudável pela manhã e antes de dormir (Foto: Shutterstock)
  • Tomar um bom café da manhã com alimentos naturais melhora o ânimo e faz bem à pele durante o dia (Foto: Shutterstock)
  • Limpar a pele pela manhã e remover a maquiagem ao fim do dia são hábitos indispensáveis para uma rotina mais saudável (Foto: Shutterstock)

Viver com o corpo e com a mente descansados só depende dos seus próprios hábitos. Para quem já está pensando em implantar uma rotina matinal e noturna mais simples, saudável e menos estressante, chegou a hora de conferir alguns costumes que possam estar atrapalhando, e ao mesmo tempo, aprender outros capazes de melhorar o seu dia e o seu sono. Você sabia que, além de diminuir o estresse, dormir bem também deixa a pele mais bonita? A ideia é que a rotina matinal passe a ser uma preparação para um longo dia, enquanto a rotina noturna seja mais relaxante para uma boa noite de sono. Confira!

Rotina matinal: dica é criar padrão de cuidados com a pele e com o corpo

Despertador tocar mais de uma vez, pular da cama no susto, tomar banho correndo e sair de casa sem tomar café? Nada disso é considerado saudável, já que além de estresse e correria, você também corre o risco de não ter tempo - ou até mesmo paciência - para cuidar da pele e do próprio corpo. Ao acordar, os primeiros minutos do dia precisam ser tranquilos, bem aproveitados e com um bom café da manhã. A gente sabe que nem todo mundo tem tempo sobrando, mas a boa notícia é que todos os hábitos levam poucos minutos. Confira:

Hábitos que geralmente incomodam:

- Não se alongar;

- Conferir o celular e a Internet assim que acordar;

- Não tomar café;

- Não limpar a pele de modo adequado e com produtos corretos.

Hábitos novos para serem colocados em prática:

- Alongar o corpo assim que acordar: alongar-se pela manhã relaxa os músculos que podem ter ficado contraídos durante a noite, além de te dar mais disposição para levantar. Você pode se alongar na própria cama, espreguiçando-se, erguendo os braços, esticando a coluna e também as pernas. 

- Limpar o rosto adequadamente: durante a noite, a pele naturalmente produz oleosidade e o ideal é que ela seja retirada pela manhã. A dica é limpar com um sabonete neutro, específico para o seu rosto ou uma solução mais leve, como a água micelar. Higienizar a pele é o que vai controlar a oleosidade ao longo do dia.

- Tomar um copo de água: tomar pelo menos um copo de água também faz bem para hidratar o corpo e a pele.

- Café da manhã apropriado: mais do que alimentos saudáveis, o café da manhã precisa ser tomado sem pressa.

- Não conferir celular ou e-mails: esse hábito é importante nos primeiros minutos do dia por vários motivos. Primeiro porque você não corre o risco de perder a hora ao ficar na Internet. Depois, deixar de lado o celular também te dá mais tempo para cumprir os hábitos anteriores. Por fim, você pode ficar sabendo de notícias inapropriadas muito cedo, o que pode te chatear antes da hora. 

Rotina noturna: tirar maquiagem, ler um livro e comer coisas leves estão na lista de prioridades

Dormir bem evita o desequilíbrio do cortisol, que é o hormônio ligado ao estresse e, por isso, os minutos antes do sono precisam ser agradáveis e relaxantes: nada de ficar com preguiça de tirar a maquiagem, não se alimentar bem, ficar na Internet até tarde e dormir com o sistema nervoso a mil por hora. A ideia é que as horas antes de dormir sejam calmas, mesmo que você tenha chegado de alguma atividade física. Confira as dicas: 

Hábitos que geralmente incomodam: 

- Não remover a maquiagem assim que chegar;

- Ficar até muito tarde no computador/celular;

- Não hidratar a pele.

Hábitos novos para serem colocados em prática: 

- Remova a maquiagem: ao longo do dia, a pele acumula várias impurezas que podem se transformar em espinhas e cravos, além de envelhecer a pele precocemente. Aposte em um demaquilante leve como a água micelar e um sabonete específico para o tipo de pele. 

- Tome um banho relaxante: tome um banho sem pressa e leve o tempo que precisar para conseguir relaxar os músculos.

- Hidrate a pele: uma pele bonita também levanta a autoestima de qualquer pessoa, e a dica para começar a cuidar é sempre hidratar o rosto antes de dormir. O creme pode ser hidratante ou anti idade, que ajuda a combater rugas, linhas de expressão e a ativar a circulação sanguínea. 

- Jante uma comida leve: nada de comidas pesadas à noite. Coma alimentos leves e que sejam digeridos mais rápido para um sono leve

- Tome um chá: chás são ótimos para o corpo e para a pele, além de serem calmantes para ajudar a pegar no sono;

- Leia/converse pessoalmente: um hábito que pode ser substituído pelo celular é ler e conversar com alguém. Isso vai te ajudar a rever como foi o seu dia e também a dividir experiências.

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