Beleza Extraordinária

Rotina capilar completa para todos os tipos de cabelo: cacheados, lisos, finos, secos e coloridos. Confira a sua!

  • Cada tipo de cabelo pede uma rotina de cuidados diferente. Confira a melhor para as suas madeixas
Tela cheia
Previous Next
Cada tipo de cabelo pede uma rotina de cuidados diferente. Confira a melhor para as suas madeixas

Cada cabelo tem características únicas e uma forma diferente de tratar, mas com tantas dicas circulando pela internet fica difícil reunir uma rotina só. Nessa matéria você encontra instruções para cada tipo de fio que vão desde a hora de lavar até o momento de pentear. Os produtos ideais para a hidratação de todos eles também são desvendados em uma rotina completa para fazer em casa, confira!

Cabelos cacheados

Lavar e tratar: A rotina capilar de uma cacheada começa com um shampoo bem suave e hidratante: os mais potentes, como os transparentes ou os de limpeza profunda, podem ressecar facilmente esse tipo de cabelo. Depois disso chega a parte mais importante para quem tem cachos: a hidratação. Procure por máscaras de tratamento com colágeno - que ajudam a manter a umidade natural do cabelo - e por aquelas que possuem óleos naturais - repondo a nutrição que dificilmente chega até as pontas desse cabelo por causa do formato espiralado.

Pentear: Existem muitas formas de pentear um cabelo cacheado, mas a fitagem é a mais famosa delas. A técnica consiste em passar o creme para pentear em pequenas mechas e usar os dedos para separar os cachinhos em fitas bem finas. Para finalizar com toque de profissional, vale espalhar um pouquinho de gel nas mãos e amassar o cabelo de baixo para cima. O resultado é definição total e um cabelo poderoso depois que seca.

Cabelos secos e grossos

Lavar e tratar: A escolha do shampoo para quem tem cabelos grossos e secos precisa ser a mesma dos cabelos cacheados - sempre fugindo dos transparentes e procurando por aqueles que têm textura leitosa ou perolada. Já na hora da hidratação a ideia é procurar por produtos que deem bastante emoliência, como as máscaras que possuem manteigas - só assim os fios grossos vão dar uma diminuída no volume e o ressecamento dará uma trégua.

Pentear: Quem tem cabelo seco ou grosso, geralmente precisa de uma ajuda para que os fios não fiquem armados durante o dia. Invista em um creme para pentear com controle de volume e termine a estilização com algumas gotas de óleo que vão manter a aparência de hidratado.

Cabelos lisos e finos

Lavar e tratar: Quem tem cabelos lisos e finos costuma sofrer com uma raiz mais oleosa, então é preciso usar um shampoo que faça uma boa limpeza no couro cabeludo. Aposte na versão transparente do produto e não se preocupe se der vontade de lavar todos os dias: para esse tipo de cabelo, esse hábito é saudável. Por não sofrer tanto com o aspecto ressecado, esse grupo tende a ser mais descuidado com a hidratação, mas para manter o cabelo bonito é preciso usar uma boa máscara pelo menos de 15 em 15 dias. O ideal é fugir dos produtos que contenham ingredientes mais pesados, como as manteigas, e investir naqueles que são específicos para cabelos finos.

Pentear: O shampoo seco precisa estar sempre na bolsa de quem tem cabelos lisos e finos. É ele que vai dar aquela levantada na raiz logo depois que o cabelo secar e, no dia seguinte, vai disfarçar a oleosidade do couro cabeludo.

Cabelos coloridos

Lavar e tratar: Colorir os cabelos exige cuidados que começam desde a hora da lavagem. Procure por um shampoo específico para cabelos coloridos, que não vai desbotar a cor enquanto limpa, e intensifique os cuidados com a hidratação. Se antes as máscaras eram usadas só duas vezes ao mês, intensifique para uma vez por semana e escolha produtos de reconstrução que ajudem a recuperar os danos causados pela química.

Pentear: O ideal para quem colore o cabelo, principalmente com tons mais claros, é ficar longe de fontes de calor como babyliss e chapinhas. Como isso nem sempre é possível, é fundamental prevenir as quebras e os desbotamentos com um bom protetor térmico passado antes da estilização.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema