Beleza Extraordinária

Retinol para o rosto: 6 benefícios do ativo para a pele

  • Retinol para o rosto: descubra aqui vários benefícios de incluir o ativo na sua rotina de cuidados diária
  • Retinol creme tem poder de rejuvenescimento, controle de oleosidade, clareamento de manchas e muito mais
Tela cheia
Previous Next
Retinol para o rosto: descubra aqui vários benefícios de incluir o ativo na sua rotina de cuidados diária
  • Retinol para o rosto: descubra aqui vários benefícios de incluir o ativo na sua rotina de cuidados diária
  • Retinol creme tem poder de rejuvenescimento, controle de oleosidade, clareamento de manchas e muito mais

O retinol é um ativo presente em uma série de cremes anti-idade e é certamente conhecido pelass mulheres antenadas no universo de skincare. Ele proporciona vários benefícios para a saúde da pele, como combate ao envelhecimento, controle de oleosidade e redução de manchas. Por isso, o ingrediente é uma ótima opção para proporcionar uma aparência uniforme e lisinha ao rosto. 

Mesmo sendo tão conhecido, o retinol creme ainda causa dúvidas em muita gente. Para resolver esse problema e te ajudar a incluir produtos anti-idade no seu ritual de cuidados, o Beleza Extraordinária reuniu sete benefícios únicos do ativo e outras informações importantes sobre o uso de creme com retinol no seu dia a dia. 

O que é retinol e para que serve o ativo?

O retinol nada mais é do que um princípio ativo derivado da vitamina A - um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele. O diferencial desse composto é que ele tem o poder de acelerar a renovação celular e fazer uma limpeza profunda dos poros, evitando inflamações recorrentes. Além disso, o retinol para o rosto também tem ação rejuvenescedora, já que estimula a produção de elastina e colágeno para aumentar a firmeza da pele.

Por ter ação antioxidante e anti-idade, além do rosto, ele pode ser usado na área dos olhos e no pescoço tanto para prevenir quanto para tratar o envelhecimento da pele. O retinol é a aposta perfeita para todos os tipos de pele e pode ser incluído na sua rotina assim que os primeiros sinais da idade começarem a surgir.

Benefícios do retinol para o rosto

1. Ação anti-idade

A ação anti-idade é um dos benefícios mais conhecidos do retinol. Por estimular a renovação celular e ter um papel importante na produção de colágeno e elastina, esse ativo é conhecido por recuperar a elasticidade da pele amadurecida. O uso diário de um creme retinol par ao rosto não só deixa a cútis mais firminha como também evita flacidez, preenche rugas e suaviza linhas de expressão. Se o seu objetivo é combater os sinais de idade e uniformizar a textura da pele, o retinol é uma ótima pedida!

2. Controle de oleosidade

Como o retinol proporciona uma limpeza profunda dos poros, ele pode ajudar muito a controlar a oleosidade excessiva na pele que tem tendência a esse problema. No caso das peles acneicas, poder cicatrizante do ingrediente suaviza as inflamações, diminui a produção de sebo e prevene o surgimento de novos cravos e espinhas. Por conta disso, ele também consegue melhorar a aparência dos poros dilatados e suavizar manchinhas e cicatrizes de acne.

3. Clareamento e preenchimento de olheiras

Outro benefício incrível do retinol para o rosto é que ele pode ser um grande aliado no clareamento de manchas. Além disso, graças à sua composição altamente nutritiva, ele ajuda a preencher a área dos olhos para suavizar a cor e o inchaço das olheiras. O resultado é uma pele muito mais uniforme, hidratada e com a aparência super saudável. 

4. Pele viçosa, luminosa e firme

A ação rejuvenecedora dos produtos com retinol melhora os sinais de idade, colaborando para deixar a pele madura com o aspecto visivelmente mais jovem. Desde os primeiros dias de uso do retinol creme ou do retinol serum, é possível notar a pele do rosto mais luminosa e viçosa. Por melhorar a elasticidade da cútis, que vai diminuindo naturalmente ao longo do tempo, o produto também uniformiza as texturas e deixa a pele mais firme e lisinha.

5. O retinol ajuda na absorção de outros produtos

A limpeza profunda proporcionada pelo retinol creme para o rosto retira as células mortas da camada mais superficial da pele. Dessa forma, o ativo consegue deixar a cútis pronta para receber e absorver outros produtos da sua rotina de skincare. É por isso que usar um creme com retinol em sua composição pode aumentar - e muito! - a eficácia da limpeza, hidratação e proteção solar.

6. Creme retinol pode ser usado em vários momentos do dia

O retinol creme tem a vantagem de se encaixar perfeitamente à rotina de qualquer mulher. Isso porque ele pode ser usado no horário da sua preferência: de manhã, à noite ou nos dois momentos. 

Pela manhã, aplique o creme retinol na pele limpa e, logo depois, use um hidratante para evitar vermelhidão e descamação nos primeiros dias de uso. É essencial usar um protetor solar para o rosto com FPS 30 ou superior, já que o ativo deixa a pele um pouco mais sensível e exposta. Já à noite, basta espalhar um retinol serum pelo rosto, fazendo movimentos circulares de dentro para fora do rosto e deixar a fórmula agindo enquanto você dorme.

Vale a pena apostar em produto com retinol que também contenha outros ativos importantes para a saúde do rosto, como vitamina C e ácido hialurônico. Só tome cuidado com a interação do creme retinol com produtos à base de ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, ok? Esses compostos não reagem bem entre si, então o mais indicado é evitar o uso conjunto.

Redação: Maria Antônia Rocha

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação