Beleza Extraordinária

Retinol: o que é, onde encontrar e como usar o ativa na pele do rosto

  • Veja o que é o retinol e como cuidar da pele com a ajuda desse ativo nos cuidados com a pele (Foto: Instagram @alessandraventura)
  • O retinol serve para amenizar as linhas e rugas de expressão no rosto (Foto: Instagram @kiarre.k)
  • Veja quais são os benefícios do retinol para a pele e descubra como usá-lo no dia a dia (Foto: Instagram @jessyhartel)
Tela cheia
Previous Next
Veja o que é o retinol e como cuidar da pele com a ajuda desse ativo nos cuidados com a pele (Foto: Instagram @alessandraventura)
  • Veja o que é o retinol e como cuidar da pele com a ajuda desse ativo nos cuidados com a pele (Foto: Instagram @alessandraventura)
  • O retinol serve para amenizar as linhas e rugas de expressão no rosto (Foto: Instagram @kiarre.k)
  • Veja quais são os benefícios do retinol para a pele e descubra como usá-lo no dia a dia (Foto: Instagram @jessyhartel)

Rugas, linhas de expressão, espinhas... já pensou se existisse um ativo que pudesse dar conta desses problemas de pele de uma vez? Acredite: o retinol pode! 

Por ser um dos derivados da vitamina A - que é extremamente importante para a pele -, o retinol é um aliado perfeito para fazer a renovação celular e limpeza profunda dos poros, do jeito que as peles maduras e acneicas precisam.

Confira mais detalhes sobre essa substância e entenda como usá-la no dia a dia de cuidados com o rosto.

O que é retinol e para que serve?

O retinol é um princípio ativo derivado da vitamina A que consegue causar uma renovação celular mais rápida e aumentar a produção de colágeno - e isso resulta em linhas mais finas, rugas preenchidas e manchas escuras suavizadas.

Além disso, o retinol também é ótimo para melhorar a aparência dos cravos e espinhas, sabia? Isso acontece justamente porque essa substância atua limpando bem os poros, o que evita as inflamações recorrentes no rosto.

Onde encontrar o retinol?

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como cenoura, brócolis, abóbora e outros. Mas se a ideia é ter resultados rápidos no tratamento do rosto, vale apostar no uso do retinol diretamente na pele.

Como: o segredo é procurar pelo retinol nos cosméticos específicos para a pele do rosto - especialmente nos cremes antissinais, que costumam ter esse ativo na composição.

Quer uma dica? Você pode encontrar essa substância no Revitalift Creme de L'Oréal Paris! Ele é um tipo de creme voltado para firmar a pele, definir os contornos faciais e eliminar as rugas - e para isso conta com a ajuda do Pró-Retinol A - uma variação conhecida por estimular a renovação celular. 

Como usar o retinol?

O uso do retinol é feito uma vez por dia, todos os dias. Ele pode ser aplicado à noite ou pela manhã, mas para que o resultado fique ainda mais visível em pouco tempo, o segredo é manter uma rotina de cuidados completa.

Além do uso do retinol, é importante manter a/o:

- Limpeza da pele com o sabonete facial e água micelar todas as manhãs e noites, sempre antes de aplicar o produto, abrindo o caminho para a ação do retinol;

- Uso do filtro solar religiosamente ao acordar e ao longo do dia, para prevenir manchas causadas pelos raios UV e fugir dos radicais livres;

- Esfoliação uma ou duas vezes por semana, para remover as células mortas e deixar a pele iluminada na medida certa.

3 informações importantes sobre o retinol:

1. Não é preciso aplicar muita quantidade dos produtos à base de retinol, algumas gotinhas bem espalhadas pelo rosto já é suficiente;

2. É bem provável que, nos primeiros dias de uso, a pele fique mais inflamada - o que significa que o retinol está agindo expulsando a inflamação de dentro dos poros;

3. O retinol pode ser usado por mulheres de todas as idades, em todos os tipos de pele. Vale inserir o ativo na rotina antes das primeiras rugas aparentes ou assim que elas surgirem.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais