O retinol é um ativo poderoso no combate à rugas, flacidez e linhas de expressão na pele do rosto. Os produtos com a substância têm presença marcada no skincare das mulheres. Isso acontece porque além de rejuvenescer a pele, o retinol também dá conta de outros problemas de uma só vez: ele controla a oleosidade, a acne e os poros dilatados, além de hidratar o rosto e poder ser usado em todos os tipos de pele, sem irritar.
Na matéria, a gente explica tudo sobre o ativo e te conta 5 motivos para usar cosméticos com retinol no seu ritual de beleza!
O que é retinol?
O retinol é um dos derivados da vitamina A, que é essencial para a pele por causa de sua ação antioxidante rápida. Quando inserido em cremes e séruns, o ativo faz uma renovação celular de forma profunda, diariamente.
A substância também estimula a produção de colágeno, que é a proteína que dá elasticidade à pele, mas que tem a produção natural diminuída com o tempo e o envelhecimento.
Retinol: para que serve o ativo na pele?
Se você se pergunta para que serve retinol, pode ficar tranquila: alguns dos benefícios da ação do ativo na pele são linhas de expressão mais finas, rugas preenchidas e olheiras e manchas mais suaves. Ele pode ser aplicado na pele do rosto, na região do pescoço e na área dos olhos.
Além disso, o ativo serve para deixar a pele menos oleosa - mesmo que seja aplicado em forma de creme, gel-creme ou sérum - e deixa a textura do rosto mais fina, lisa e com aparência de saudável.
Vamos aos motivos?
1. Produtos com retinol para o rosto dão resultados rápidos
Um dos motivos que fazem o retinol ser favorito das beauty addicts é que os resultados aparecem em pouco tempo: cerca de duas semanas.
O creme retinol deixa a pele mais hidratada e luminosa já nos primeiros dias, o que consequentemente atenua as linhas de expressão e o inchaço na área dos olhos. Além disso, a oleosidade logo fica mais controlada.
2. Creme com retinol controla a oleosidade e a acne
O ativo funciona bem nas peles oleosas e acneicas: ele limpa os poros de forma profunda, o que evita novas inflamações de espinhas e cravos, além de agir na cicatrização das acnes já existentes e controlar a produção de sebo.
E as donas de pele oleosa não precisam se preocupar com a textura: os produtos com retinol são absorvidos com rapidez - desde que sejam aplicados depois da limpeza com o sabonete para o rosto ou água micelar.
3. O retinol clareia olheiras e manchas de acne
O retinol atua no clareamento das manchas de espinhas e suaviza o escurecimento das olheiras. E essa versatilidade otimiza tempo no momento do skincare: enquanto você aplica no rosto e no pescoço, vale caprichar abaixo dos olhos, nas pálpebras e nas laterais, fazendo movimentos do centro para fora da face.
Os resultados são olheiras menos inchadas e mais firmes, com aspecto de hidratadas, além de viço e luminosidade no contorno da região.
4. Retinol pode ser usado por mulheres de todas as idades
O ativo é indicado para peles maduras por conta da flacidez e das rugas, mas não há restrição para mulheres mais jovens, já que o produto previne as primeiras linhas de expressão finas.
O retinol pode ser usado em peles normais, secas, oleosas e mistas, das mais claras às escuras. Nas peles sensíveis, o produto pode causar vermelhidão nas primeiras aplicações e mesmo que esse sintoma acabe ao longo dos dias de uso, o ideal é que você consulte seu dermatologista antes de começar a aplicação.
5. Produtos com retinol são fáceis de usar
Todos os produtinhos à base de retinol te dão autonomia para serem usados no horário que mais combina com a sua rotina: de manhã, à noite ou nos dois momentos.
Pela manhã, a dica é aplicá-lo na pele limpa e usar um bom protetor solar (escolha os que também são anti-idade!) para evitar o fotoenvelhecimento, já que o ativo faz uma esfoliação para remover as células mortas e isso pode causar sensibilidade.
À noite, a rotina é mais rápida: basta espalhar na pele limpa, fazendo movimentos circulares de dentro para fora do rosto, e deixar a fórmula agir durante o sono.
Redação: Beatriz Doblas