Beleza Extraordinária

Repelente mancha a pele no sol? Descubra porque é essencial sempre associar o protetor solar ao produto

  • Repelente mancha a pele no sol? O Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Sampaio para descobrir! (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • O repelente pode não manchar a pele, mas não tem ação contra os raios UV (Foto: Instagram @alannanicolex)
  • O ideal é apostar num protetor solar que já possua ação repelente (Foto: Instagram @christinanadin)
Tela cheia
Previous Next
Repelente mancha a pele no sol? O Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Sampaio para descobrir! (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • Repelente mancha a pele no sol? O Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Sampaio para descobrir! (Foto: Instagram @shannontayloor)
  • O repelente pode não manchar a pele, mas não tem ação contra os raios UV (Foto: Instagram @alannanicolex)
  • O ideal é apostar num protetor solar que já possua ação repelente (Foto: Instagram @christinanadin)

Usar repelente é ainda mais importante durante o verão e nos dias mais úmidos: ele é indispensável para a boa aparência da pele e o bem estar, já que ajuda a prevenir as doenças transmitidas principalmente pelo aedes aegypti, mosquito responsável pela dengue, zika e febre amarela. Mas surge uma dúvida: o produto mancha a pele no sol? Para descobrir, o Beleza Extraordinária conversou com a dermatologista Renata Sampaio e além de resolver esse mistério, a especialista ainda reafirmou a importância de combinar o repelente com o protetor solar. Confira!

Repelente não é capaz de manchar a pele no sol


Se você ainda estava receosa de aplicar o repelente antes de algum programa ao ar livre, não precisa se preocupar: a especialista Renata Sampaio garante que o produto não é capaz de manchar a pele! Independente do tipo de repelente na fórmula do seu produto favorito, sua função é afastar os insetos e manter a pele protegida de picadas. Assim, é possível evitar doenças graves como dengue, zika e até febre amarela, já que a incidência de mosquitos aumenta nos meses mais quentes e úmidos.

Mesmo que o repelente não cause manchas na pele, ainda é importante combiná-lo com o protetor solar. "O repelente não filtra a radiação ultravioleta, que pode causar câncer de pele, apenas possui substâncias que afastam os mosquitos", explica a dermatologista. O produto - que aliás, não é capaz de matar mosquitos - apenas forma uma barreira protetora ao redor da pele, impedindo que os insetos pousem nas áreas expostas. Entretanto, essa camada não elimina os danos dos raios UV, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Veja como combinar o repelente e o filtro solar para manter a pele protegida nos meses mais quentes


Além do protetor solar de todos os dias, sua rotina de beleza deve ganhar um item durante a época mais quente e úmida do ano: o repelente. Por isso, antes de uma ida à praia ou ao campo, é importante combinar os dois produtos para manter a pele protegida do sol e dos insetos. Renata aconselha: “Deve-se aplicar primeiro o filtro solar, esperar 15 minutos para a fixação do mesmo à pele e, somente depois aplicar o repelente.”
A ordem de aplicação é importante para que ambos tenham sua ação e eficácia garantidas. Como a função do repelente é afastar os mosquitos, é ideal que ele seja aplicado depois do protetor, que é mais consistente e poderia reduzir seus efeitos. Mas, para simplificar a rotina, existe um produto curinga que reúne ambas as funções. Confira abaixo!

Protetor solar com repelente é opção prática para viagens ou atividades em meio à natureza


Na bolsa do dia a dia ou até na mala de viagem, a regra de ouro é economizar espaço - e, ainda, otimizar o ritual de beleza para não perder um segundo do programa! Uma boa dica é apostar no filtro solar com repelente. Além de garantir proteção contra os danos solares e as picadas de mosquito, ele também facilita na hora da reaplicação - afinal, com apenas um produto, você retoca tanto o filtro quanto o repelente. Um verdadeiro curinga quando se trata de produtos multiuso, não é?

Redação: Giovanna Pego

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais