Após várias cidades terem recebido renomados desfiles e grifes famosas, chegou a vez de Paris fazer jus à sua fama de "capital da moda" e encerrar com chave de ouro a temporada de desfiles outono-inverno internacional. O berço das grandes maisons e nomes do mundo fashion recebeu, nos últimos nove dias, milhares de fotógrafos, modelos e desfiles que mostraram o que promete ser tendência entre as mulheres nos próximos seis meses. E, como não poderia deixar de ser, a semana de moda na capital francesa foi marcada por muito glamour, elegância e, é claro, inovação - até mesmo nos penteados mais tradicionais.
Diversos penteados, uma regra: reinvenção dos clássicos
Depois de uma onda de extravagância que invadiu a moda com penteados inusitados, correntes, lenços e os mais diversos acessórios incorporados aos cabelos, o rumo das tendências parece ter mudado para uma polidez mais sensata. Penteados clássicos e funcionais foram resgatados em prol da praticidade e do conforto. Mas quem foi que disse que isso significa mesmice? Diversas maisons francesas fizeram verdadeiras releituras dos penteados tradicionais.
Os rabos de cavalo apareceram alinhados e com gominhos bem marcados pelo comprimento no aguardado desfile da Valentino, e foram destaque também nas passarelas da Chanel, que apostou em algumas aplicações coloridas desde a base. Já o coque veio bem alto e com toque futurista na nova coleção de Jean Paul Gaultier, simulando um nó no topo da cabeça, enquanto uma versão diferente da trança espinha de peixe encantou quem assistiu os desfiles da Lèonard Paris.
A permanência do "wet": efeito molhado nos cabelos não sairá de moda tão cedo
O "efeito wet" foi visto em editoriais de moda, fotos de revista e foi a escolha da maioria das famosas na hora de se produzir para as grandes premiações. Porém, engana-se quem pensa que o aspecto molhado ficará para trás nos próximos meses: ele apareceu em vários desfiles mundo a fora e também foi quase uma unanimidade entre as grandes marcas francesas.
Na Semana de Moda de Paris o que não faltou foi reinvenção. Se penteados como rabo de cavalo, tranças e coques ganharam novas versões, a tendência dos fios molhados também foi readaptada. Grifes como Cèline e Akris preferiram fios presos em um coque baixo com aspecto úmido, enquanto Rabih Kayrouz e Lea Pekre decidiram ousar um pouco mais ao apostar na moda "wet" apenas na raiz dos cabelos, deixando o comprimento seco e texturizado.
Aspecto brilhoso ou textura opaca? As apostas dos grandes nomes da moda francesa
De um lado, os cabelos com aparência brilhante, reluzente, polida e quase úmida; do outro, fios opacos, suavemente frisados, com fundo bem seco. Os cabelos com risca lateral definida e aspecto brilhoso reinaram absolutos sobre as grandes tendências de beleza das estações passadas e ressurgiram poderosíssimos em grandes desfiles, como de John Galliano, Andrew GN, Miu Miu e Maxime Simoens (que tingiu uma das laterais dos cabelos das modelos com coloração branca).
Já a textura opaca, marcada por um glamour mais sóbrio, invadiu as passarelas e roubou a cena até mesmo com um pouco de frizz. Essa texturização sequinha veio com ondas sutis nos fios das modelos da Louis Vitton e Shiatzy Chen, mas também mostrou combinar perfeitamente com os cabelos lisíssimos e escorridos - beleza sobre a qual a grife Elie Saab apostou.
Um "suspiro" retrô em meio à moda do futuro
Um leve toque dos anos 1950 reapareceu depois de muito tempo nas passarelas da França. Dividindo espaço com a moda futurista e minimalista, o glamour retrô ressurgiu nos topetes, franjas modeladas e penteados despretenciosamente estruturados. As produções vieram com volumes mais discretos, se comparados aos desfiles passados, e facilmente utilizáveis no dia-a-dia.
Topetes mais contidos acompanharam rabos de cavalo médios, como no desfile de Valentim Youda Shkin e a charmosa mecha "torcidinha" deu um toque de leveza e sensualidade às passarelas da Hermès. Os destaques ficam para a sempre ousada Vivianne Westwood, única grife que investiu no volume dos cachos naturais, e Tsumori Chisato, que resgatou o charmoso penteado falso curto, que já fez a cabeça das famosas há alguns meses.
Cabelo por dentro da gola apareceu também na Paris Fashion Week
Um truque simples de estilo que foi grande sensação nos desfiles de Milão, ao que parece, vai realmente dominar os looks femininos neste inverno: o cabelo por dentro da gola. Paul & Joe, John Galliano e Sacai são apenas alguns dos nomes da moda francesa que também investiram na nova moda em suas coleções outono-inverno 2014-2015.
O pequeno volume criado em torno do pescoço é um detalhe que faz toda a diferença no visual, além de dar um toque fashionista e charmoso à qualquer produção. A técnica descomplicada consiste em deixar as pontas das madeixas parcial ou completamente presas dentro dos casacos, golas de vestidos ou cachecois.