Beleza Extraordinária

Relaxamento capilar: conheça as vantagens e desvantagens do procedimento

  • O relaxamento capilar ajuda a reduzir o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @brittneyenora)
  • Conheça as vantagens e desvantagens do relaxamento capilar (Foto: Instagram @joyjah)
Tela cheia
Previous Next
O relaxamento capilar ajuda a reduzir o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @brittneyenora)
  • O relaxamento capilar ajuda a reduzir o frizz dos cabelos (Foto: Instagram @brittneyenora)
  • Conheça as vantagens e desvantagens do relaxamento capilar (Foto: Instagram @joyjah)

O relaxamento capilar é uma técnica muito popular entre as mulheres com cabelos cacheados ou crespos que querem deixar os fios lisos, ondulados ou apenas com menos volume. 

Mas se você faz parte do time que ainda tem dúvidas sobre o procedimento, então vem conferir essa listinha que a gente preparou especialmente para você. Separamos as principais vantagens e desvantagens de escolher o relaxamento para alisar os cabelos. Descubra!

O relaxamento não precisa deixar os fios totalmente lisos

Se o seu objetivo é apenas deixar os cachos mais abertos ou reduzir o volume do cabelo, o relaxamento é a escolha perfeita para você. Isso porque, ao contrário de outras técnicas de alisamento, ele não precisa deixar os fios 100% lisos. Com o procedimento, você consegue manter os cachos mais suaves ou as ondas naturais.

Já se o seu objetivo é alisar totalmente as madeixas, esse procedimento pode não ser tão eficiente. Nos cabelos ondulados ou com cachos mais abertos, o resultado pode ser fios bem lisos. Mas nos cabelos crespos ou com cachos bem pequenos dificilmente você vai conseguir deixá-lo totalmente liso apenas com o relaxamento.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Katrina (@princess.kaae_) em

Se você quer acabar com o frizz, a técnica é ideal

Outra vantagem do relaxamento é que ele ajuda a eliminar o indesejado frizz. Quem tem cabelo cacheado ou crespo sabe que o frizz é um dos principais problemas desse tipo de fio e nem sempre é muito fácil encontrar uma solução para acabar com os fiozinhos bagunçados. Por isso, o relaxamento pode ajudar a controlar o problema e deixar o cabelos mais bonito

O relaxamento precisa ser retocado de tempos em tempos

Se você não quer alisar definitivamente o cabelo, mas quer deixar os cachos mais soltos ou reduzir o frizz, não precisa ter medo: o relaxamento dura aproximadamente 4 meses. Mas depois desse tempo vale retocar, já que o procedimento pode perder um pouco do efeito - e a sua raiz já vai ter crescido bastante.

Além de refazer a técnica regularmente, algumas pessoas usam outras químicas junto com o relaxamento para deixar os fios bem lisinhos. Isso pode ser feito, mas é importante que um profissional avalie o seu cabelo para saber se ele vai aguentar o acúmulo de químicas. 

É preciso ter cuidado para não sofrer um corte químico

Embora seja um procedimento super comum, o relaxamento é um procedimento químico que pode trazer danos, então é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazê-lo. Procure sempre um profissional com experiência para ter certeza que o seu cabelo não será danificado.

Além disso, é fundamental respeitar o tempo de intervalo adequado entre um relaxamento e outro e manter uma rotina de cuidados para garantir que os fios fiquem saudáveis. O ideal é investir em um cronograma capilar - dando destaque à reconstrução, que pode recuperar a massa dos fios. Assim, você evita danos mais graves, inclusive o corte químico.

Redação: Gabrielle Nunes

Produtos favoritos
Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha