Beleza Extraordinária

Rejuvenescimento: os mitos e os medos de envelhecer

  • Segundo a pesquisa da revista Allure, as mulheres têm mais dificuldade de lidar com o envelhecimento que os homens.
Tela cheia
Previous Next
Segundo a pesquisa da revista Allure, as mulheres têm mais dificuldade de lidar com o envelhecimento que os homens.

A medida que a idade chega, alguns medos e preocupações com a aparência começar a perturbar principalmente as mulheres. Com a ajuda do grupo de pesquisa Penn Schoen Berland, a revista americana "Allure" realizou a primeira pesquisa sobre envelhecimento com - em média - dois mil homens e mulheres nos Estados Unidos. A pesquisa revelou algumas curiosidades sobre a forma como o tema "envelhecimento" é visto na sociedade moderna. 62% das mulheres confessaram sentir-se mais jovens que as outras mulheres da mesma idade.

Aceitar a idade é mais difícil para as mulheres

Não surpreendente, o estudo constatou que o envelhecimento é mais difícil para as mulheres do que os homens. Isso foi demonstrado em duas formas diferentes - primeiro, quando os entrevistados foram perguntados quais palavras eles associavam à cabelos grisalhos ; a maioria das moças responderam "velho". Quando a mesma pergunta foi feita sobre os homens com cabelos grisalhos, o topo resposta foi "distinto".

Em um ponto óbvio a maioria concorda: 78% dos entrevistados disseram que acham que as mulheres estão sob maior pressão para parecer mais jovem hoje do que eram há dez anos atrás. Segundo a pesquisa, a razão para tal fato é que ninguém quer se encaixar na categoria "maduro".

31 anos: o auge da beleza feminina

Depois da pesquisa, pode-se concluir que a maioria das pessoas acha que os homens ficam mais sexies à medida que envelhecem. O mesmo não ocorreu para o público feminino, menos da metade pensa que o mesmo é verdade para as mulheres. O que também ficou claro com os dados é que a maior preocupação sobre o avanço da idade nos últimos anos para as mulheres é sentir-se menos atraente.

As mulheres nascidas em 1982 já podem ficar contentes! Foi perguntado aos entrevistados qual idade eles gostaria de voltar a ter, se fosse possível e os resultados apontam que todas as mulheres vivem o melhor momento consigo mesma aos 31 anos. Na opinião severa dos homens, acreditam que uma mulher é a sua mais bela aos 29. Em média, as mulheres só começam a sentir necessidade de utilizar cremes antiidade aos 37 anos.

Os mitos e medos da idade

Outra questão polêmico levantada na pesquisa foi as mulheres mais jovens serem mais bem sucedidas no trabalho por conta da aparência. 29% acreditam que de fato as mais novas se destacam no trabalho, já 15% acredita que o mesmo acontece com os homens. O que ficou claro com os resultados é que as mulheres preferem lidar com rapazes mais jovens no trabalho e os homens com moças de até meia idade.

Um mito que assombra grande parte dos entrevistados é torna-se igual aos pais ao envelhecer. 18% das mulheres temem transforma-se em sua mãe, 11% dos homens temem ficar parecido com o pai. A probabilidade da semelhança por conta do grau de parentesco é grande mas só a genética poderá definir.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação