Beleza Extraordinária

Reconstrução capilar para cabelos loiros: 5 benefícios de reparar os fios depois da transformação

  •  A reconstrução capilar é o principal tratamento para devolver a saúde dos cabelos descoloridos (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  •  Cabelos que passam pelo processo de descoloração precisam recuperar queratina para que fiquem fortes e saudáveis e precisam da reconstrução capilar (Foto: Instagram @scarlett)
  •  O tratamento de reconstrução capilar pode ser feito de 15 em 15 dias ou semanalmente - tudo vai depender da necessidade dos fios (Foto: Instagram @inthefrow)
  •  Com a reconstrução capilar em dia, os cabelos que passaram por descoloração crescem fortes e saudáveis (Foto: Instagram @mariaamarti_)
Tela cheia
Previous Next
A reconstrução capilar é o principal tratamento para devolver a saúde dos cabelos descoloridos (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  •  A reconstrução capilar é o principal tratamento para devolver a saúde dos cabelos descoloridos (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  •  Cabelos que passam pelo processo de descoloração precisam recuperar queratina para que fiquem fortes e saudáveis e precisam da reconstrução capilar (Foto: Instagram @scarlett)
  •  O tratamento de reconstrução capilar pode ser feito de 15 em 15 dias ou semanalmente - tudo vai depender da necessidade dos fios (Foto: Instagram @inthefrow)
  •  Com a reconstrução capilar em dia, os cabelos que passaram por descoloração crescem fortes e saudáveis (Foto: Instagram @mariaamarti_)

Do cabelo loiro tradicional ao loiro platinado, os tons mais claros continuam entre os queridinhos de muitas mulheres que desejam mudar o visual. Mas, depois do procedimento de descoloração, é preciso ir além da hidratação e investir em uma boa reconstrução capilar para que os fios continuem saudáveis, fortes e bonitos. Fez a mudança de look e quer entender melhor os benefícios da reconstrução capilar? Confira e já anote as dicas:

1 - Reconstrução capilar devolve massa aos fios

Depois de passar pelo procedimento de descoloração para finalmente chegar ao loiro dos sonhos, o cabelo perde alguns nutrientes indispensáveis para a saúde - como a queratina, por exemplo. Por causa disso, após a transformação, a fibra capilar pode acabar porosa e enfraquecer ao ponto de se tornar bem fina e com quedas constantes.

Mas, calma: isso não significa que você deve desistir do seu cabelo loiro platinado ou esperar pelo pior cenário depois de finalmente virar loira. Quando é devidamente adicionada à rotina de cronograma, a reconstrução capilar para cabelos loiros ajuda a resolver esse problema por ser capaz de devolver a massa que as madeixas precisam para que fiquem fortes e saudáveis novamente.

Para conseguir esse efeito, na hora de escolher os produtos para reconstrução capilar, a dica é apostar em máscaras que tenham uma composição rica em proteínas.

2 - Proteção contra fatores externos também está entre os benefícios da reconstrução capilar 

Além de recuperar a saúde dos cabelos loiros depois da mudança de look, outro importante benefício da reconstrução é impedir que fatores externos prejudiquem a saúde dos fios. A exposição solar, poluição e uso constante de ferramentas de calor como chapinha, secadores e babyliss podem deixar as madeixas fracas e danificadas ao longo do tempo. Mas, ao organizar uma rotina de cuidados que conte com produtos para reconstrução capilar,  você faz com que seu cabelo crie a camada protetora que precisa para que sua saúde e beleza estejam em dia. 

 

3 - Reconstrução capilar protege os fios contra danos futuros

Já pensou um tratamento que garante o passado, presente e futuro do seu cabelo? Então, esse também é um dos principais benefícios de apostar em produtos reconstrutores. Além de reparar os danos que surgiram com o procedimento de descoloração para chegar ao loiro e agir como uma barreira de proteção contra os fatores externos prejudiciais, os diferentes tipos de creme para reconstrução capilar também conseguem deixar os fios devidamente protegidos contra danos que ainda podem surgir. 

Se você seguir uma rotina certinha de cuidados - ou seja, fazendo reconstrução de 15 em 15 dias ou uma vez por semana segundo a necessidade das suas madeixas, elas ficarão com uma boa carga de queratina e devidamente preparadas para que não sofram tanto com novos processos de coloração e nem com os desgastes diários. 

4 -  Tratamento reconstrutor nos cabelos loiros pode ser feito em casa 

Por mais que procurar a ajuda de um profissional seja sempre uma ótima opção para manter os cuidados do cabelo em dia, a boa notícia para quem procura facilidade ou deseja economizar é que você também tem como fazer reconstrução capilar em casa! Um método muito comum é aplicar queratina líquida nos fios, mas outra dica é investir em máscaras capilares que contem com essa ou outra proteína - como arginina e colágeno, por exemplo - em sua composição! 

O creme de reconstrução capilar é aplicado como uma hidratação comum: nos cabelos lavados com shampoo, úmidos e dividido em seções para que fique mais fácil enluvar mecha a mecha e garantir uma melhor absorção do produto na fibra. 

Veja o passo a passo para não ter dúvidas na hora de recuperar o seu cabelo loiro: 

Passo 1: lave o cabelo com shampoo - de preferência, um de limpeza profunda para que a fibra capilar fique sem resíduos e preparada para absorver a máscara reconstrutora; 

Passo 2: você sabia que o excesso de água pode impedir que o produto penetre nos fios? Por isso, antes de começar a aplicar o creme de reconstrução capilar, pressione o cabelo de baixo para cima com uma toalha - de preferência de algodão para evitar o frizz; 

Passo 3: divida o cabelo em seções - nuca, laterais e alto da cabeça; 

Passo 4: começando pela nuca, aplique a máscara enluvando mecha a mecha e evitando a raiz para impedir o acúmulo de resíduos no couro cabeludo; 

Passo 5: deixe o produto agir pelo tempo determinado na embalagem; 

Passo 6: enxágue abundantemente para retirar todo o produto e aplique condicionador nas pontas para garantir a selagem das cutículas; 

Passo 7: finalize seu cabelo loiro como de costume. 

 

5 - Reconstrução capilar ajuda a estimular o crescimento dos fios 

Cabelo bem tratado é sinônimo de cabelo saudável e, consequentemente, com bom crescimento! Assim, se você quer que o seu loiro seja acompanhado de longas madeixas, está aí mais um motivo para investir em uma rotina de cuidados que não deixe essa etapa de lado. O que acontece é que, com a proteína em dia, a fibra capilar não sofre com quebras, pontas duplas e consegue se manter forte o suficiente para chegar ao comprimento desejado. 

Aliada à hidratação e nutrição, a reconstrução vai garantir que o seu cabelo loiro tenha todos os nutrientes necessários para que exiba brilho e maciez no tamanho que você quiser - inclusive com um ''Projeto Rapunzel'' à vista. 

Cronograma capilar de reconstrução: como montar?

Agora que você já entendeu os benefícios de apostar na reconstrução capilar para cuidar do seu cabelo loiro, pode estar se perguntando como organizar sua rotina de cuidados. Quem já é habituada com o cronograma capilar sabe que a hidratação é um dos procedimentos que mais se repete no calendário por repor a água dos fios e deixá-los preparados para os próximos tratamentos; logo depois, vem a nutrição com seus óleos indispensáveis para a saúde do cabelo.

Já no caso da reconstrução, é importante ter o cuidado de não pesar a mão na frequência para que os fios não sofram com um efeito rebote e acabem pesados no fim das contas. Cabelos que ficaram elásticos e extremamente danificados depois do procedimento de descoloração podem - e devem! - receber a reconstrução capilar toda semana. No entanto, os que passaram pela transformação do loiro sem danos muito significativos podem usar cremes reconstrutores de 15 em 15 dias - como indica a tabela abaixo:

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Redação: Nívia Passos

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação