Beleza Extraordinária

Reconstrução capilar em casa: saiba como fazer o tratamento que devolve a proteína e recupera os cabelos

  • Saiba como fazer reconstrução capilar em casa (Foto: Pixelformula)
  • Quem tem cabelo natural também deve investir na reconstrução capilar para evitar que os fatores externos prejudiquem a fibra capilar (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos coloridos e quimicamente tratados devem investir em reconstrução capilar de 15 em 15 dias (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como fazer reconstrução capilar em casa (Foto: Pixelformula)
  • Saiba como fazer reconstrução capilar em casa (Foto: Pixelformula)
  • Quem tem cabelo natural também deve investir na reconstrução capilar para evitar que os fatores externos prejudiquem a fibra capilar (Foto: Pixelformula)
  • Cabelos coloridos e quimicamente tratados devem investir em reconstrução capilar de 15 em 15 dias (Foto: Pixelformula)

Procedimentos químicos e outros fatores externos - como uso de fontes de calor, vento e sol - são responsáveis por enfraquecer o cabelo. No entanto, a boa notícia é que os danos causados por todos eles não são permanentes: é possível recuperar a fibra capilar e exibir madeixas saudáveis recorrendo à reconstrução. Responsável por repor a proteína dos fios, o tratamento é indispensável para quem faz coloração ou alisamento, mas também tem benefícios para os naturais. Quer saber como fazer o procedimento em casa? Confira a matéria!

Reconstrução recupera os cabelos e complementa os cuidados da hidratação e nutrição

As agressões externas do dia a dia e os procedimentos químicos acabam enfraquecendo a fibra capilar com o passar do tempo, já que comprometem as proteínas que fazem parte de sua composição natural. Por isso, é indispensável adicionar a reconstrução na rotina de cuidados para recuperar os componentes que foram perdidos e exibir madeixas mais saudáveis e bonitas - livres de quedas e ressecamento. 

Mas, para garantir bons resultados com o tratamento, uma dica importante é deixar o cabelo preparado com hidratações e nutrições anteriores, que podem ser organizadas na rotina de cuidados conhecida como cronograma capilar - calendário de cuidados que combina os três procedimentos durante um período de um mês. 

Reconstrução pode ser feita em todos os tipos de cabelo?

Engana-se quem pensa que apenas quem faz coloração ou químicas de alisamento deve investir na reconstrução: os cabelos naturais também são muito beneficiados pelo tratamento! Fatores externos -  como sol, vento, umidade e uso de ferramentas de calor na finalização - também podem prejudicar a fibra capilar, deixando-o enfraquecida, sem brilho e sem movimento. 

A diferença fica na frequência: enquanto quem usa coloração ou faz alisamento precisa fazer a reconstrução de 15 em 15 dias, aquelas que exibem madeixas naturais podem investir no procedimento apenas uma vez ao mês.

Na hora de escolher a máscara, no entanto, a dica é a mesma para os naturais, coloridos e quimicamente tratados: prefira as fórmulas que contam com uma forte ação de componentes reconstrutores - como colágeno, arginina e, principalmente, queratina. 

Aprenda o passo a passo da reconstrução em casa:

1 - Como a reconstrução é um tratamento mais profundo, a dica é começar lavando o cabelo com um produto que consiga eliminar todas as impurezas, resíduos acumulados e abrir bem as cutículas - como o pré-shampoo, por exemplo

2 - Feito isso, tire o excesso de umidade para facilitar a penetração do produto e divida o cabelo em seções; 

3 - Começando pela nuca, aplique o produto em todo o comprimento, fazendo o movimento de enluvar as mechas repetidas vezes;

4 - Depois de aplicar a máscara reconstrutora em todas as seções, deixe-a agindo no cabelo pelo tempo indicado na embalagem - de preferência, com os fios dentro de uma touca de alumínio para que o calor potencialize o efeito do tratamento;

5 - Passado o tempo, enxágue bem todo o produto; 

6 -  Como a reconstrução deixa o cabelo mais rígido, algumas pessoas sentem necessidade de fazer uma hidratação rápida de banho para deixá-lo mais macio no final do tratamento. Mas, se não desejar fazer esse procedimento, basta aplicar o condicionador normalmente;

7 - Para ajudar a fechar as cutículas e garantir mais brilho, enxágue o condicionador com água fria; 

8 - Finalize o cabelo como de costume e pronto!

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais