Beleza Extraordinária

Reconstrução capilar em cabelos cacheados: as vantagens do tratamento em fios encaracolados

  • A reconstrução capilar é um tratamento que não pode faltar na rotina de cuidados com cabelos cacheados. Saiba por que e como incluir a reconstrução caseira na rotina. (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • A reconstrução para cabelos cacheados auxilia no combate a porosidade e o ressecamento. (Foto: Instagram @hermela)
  • Cabelos cacheados que passaram por processos de descoloração podem ficar sensibilizados e precisam de reconstrução capilar para repor nutrientes. (Foto: Instagram @curlsallover)
Tela cheia
Previous Next
A reconstrução capilar é um tratamento que não pode faltar na rotina de cuidados com cabelos cacheados. Saiba por que e como incluir a reconstrução caseira na rotina. (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • A reconstrução capilar é um tratamento que não pode faltar na rotina de cuidados com cabelos cacheados. Saiba por que e como incluir a reconstrução caseira na rotina. (Foto: Instagram @curlswithapromise)
  • A reconstrução para cabelos cacheados auxilia no combate a porosidade e o ressecamento. (Foto: Instagram @hermela)
  • Cabelos cacheados que passaram por processos de descoloração podem ficar sensibilizados e precisam de reconstrução capilar para repor nutrientes. (Foto: Instagram @curlsallover)

A reconstrução capilar é um tratamento muitas vezes deixado de lado no cronograma, mas é imprescindível para a saúde dos cabelos cacheados. Mesmo os cabelos naturais podem sofrer com danos e agressões externas, como excesso de exposição aos raios solares, que prejudicam a saúde das madeixas causando porosidade, pontas duplas e falta de brilho.

Em cabelos cacheados coloridos ou descoloridos, a reconstrução capilar é ainda mais importante porque esses processos químicos penetram os fios profundamente e removem nutrientes importantes que estruturam a fibra capilar. A consequência são cabelos sensibilizados, que podem ficar elásticos ou quebrar.

O papel da reconstrução nesses casos é reparar os danos, devolvendo os nutrientes necessários para reestruturar a fibra de forma que ela fique mais forte e saudável. Se você tem fios encaracolados e ainda não incluiu esse tratamento na sua rotina de cuidados capilares, conheça os benefícios da reconstrução para cabelos cacheados e saiba quais os melhores produtos para fazer a reconstrução caseira.

Reconstrução capilar repõe proteínas que estruturam os fios de cabelo e combate a porosidade

Assim como água e os lipídeos, a proteína é um dos nutrientes que fazem parte da estrutura da fibra capilar e são fundamentais para a saúde dos fios. Mas quando as madeixas são afetadas por agressões diretas e indiretas, como excesso de exposição ao sol, uso de secadores com vento quente sem proteção térmica, colorações e descolorações, os cabelos podem ficar carentes de proteína. O resultado é um cabelo ressecado, com pontas duplas, frizz e falta de brilho.

No caso das cacheadas ainda há o problema da porosidade, que é mais comum nesse tipo de cabelo e pode aumentar como resultado da deficiência de nutrientes. É aí que entra a importância da reconstrução capilar: esse tratamento é o responsável por fazer a reposição de proteínas nos cabelos e reparar os danos causados por esses agentes diretos e indiretos.

Além de reposição de proteínas, a reconstrução capilar age na camada externa da fibra e realinha das cutículas dos cabelos, que são as camadas protetoras da fibra, para que elas fiquem bem fechadas, o que resulta em cabelos mais brilhosos e capazes de reter os tratamentos.

Em cabelos cacheados coloridos ou descoloridos, a reconstrução capilar previne a quebra

Os processos de coloração e, principalmente, descoloração dos cabelos cacheados podem ser bastante agressivos para esse tipo de fio. Químicas como o pó descolorante penetram profundamente na fibra capilar e removem nutrientes como as proteínas, o que pode enfraquecê-los e provocar a quebra.

Por esse motivo, se você gosta de brincar com a cor das madeixas, é indicado fazer uma reconstrução capilar logo após a transformação para reestruturar as fios e prevenir a quebra. A saúde dos cabelos antes da coloração e descoloração também é importante: recomenda-se fazer o tratamento, intercalado com hidratações e nutrições, semanas antes de mudar a cor dos fios para que eles estejam fortes para receber os produtos químicos.

Diferentemente dos danos causados por agressões externas, como os raios solares, as agressões causadas por químicas são mais profundas e precisam de um tratamento a altura. Dessa forma, é indicado investir em uma máscara de reconstrução específica para cabelos com danos profundos e tratamento pós-química.

Reconstrução para cabelos cacheados: dicas para fazer o tratamento em casa e escolher o melhor creme de reconstrução

A reconstrução caseira pode ser tão eficaz quanto o tratamento no salão. Para isso, a dica é escolher o creme de reconstrução mais adequado para as necessidades do seu cabelo e fazer a aplicação da forma correta. Antes de tudo, você deve saber identificar uma máscara de reconstrução: procure por produtos que contenham proteínas como a queratina e arginina, além das ceramidas, um ativo importante para reestruturar as cutículas do fios.

Outra dica para fazer uma reconstrução capilar eficiente em casa é começar o tratamento na lavagem e encerrar na finalização, com uma linha de shampoo, condicionador e leave-in que também sejam reparadores e contenham os mesmo nutrientes da máscara de reconstrução.

De quanto em quanto tempo devo fazer a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é um tratamento importante para a saúde dos cabelos cacheados, mas ela não é o único tratamento necessário e nem pode ser feita em excesso. Enquanto a ausência de proteínas deixa os cabelos fragilizados, o excesso desse nutriente pode enrijecer os fios e causar o efeito contrário do desejado.

Em cabelos sem químicas e saudáveis, o indicado é fazer a reconstrução uma vez a cada 20 dias. Já nas madeixas com muita porosidade e danificadas por colorações e descolorações, a reconstrução pode ser feita a cada 15 dias.

Lembre-se de intercalar a reconstrução capilar com a hidratação e a nutrição para repor outros nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, como a água e os lipídios, que vão preparar os fios para receber a reconstrução. Para facilitar a organização dos tratamentos no dia a dia, você pode seguir um cronograma capilar para cabelos cacheados.

Redação: Amanda Cardoso

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação