Beleza Extraordinária

Raiz oleosa: 6 dicas para lidar com o problema!

  • Confira algumas dicas para aprender a lidar com a raiz oleosa!
Tela cheia
Previous Next
Confira algumas dicas para aprender a lidar com a raiz oleosa!

Quem tem raiz oleosa sabe bem a dificuldade para manter o couro cabeludo limpo e livre do aspecto pegajoso, não é mesmo? Por isso, para não precisar se preocupar com a aparência do cabelo logo depois da lavagem, é muito importante conhecer soluções práticas e eficientes para se livrar do problema. Lavar as madeixas em dias alternados e usar produtos específicos são duas medidas importantes para alcançar esse objetivo, mas, além delas, existem outros segredos infalíveis para deixar os fios do topo mais soltinhos e sedosos. Confira mais detalhes e aprenda a melhor maneira de se livrar da oleosidade na raiz! 

1 - Usar shampoos específicos para o problema

Uma das dicas principais é usar produtos que contenham uma fórmula específica para resolver o problema de concentração de óleo no couro cabeludo - como os shampoos com alto poder de limpeza, por exemplo. Limpando o acúmulo de resíduos antigos e as gorduras, seus agentes limpantes contam com o benefício de deixar as madeixas mais soltas e, ainda, prevenirem o aparecimento de caspas - um dos problemas que costuma vir junto com o excesso de oleosidade. Mas, atenção: se, diferente da raiz, suas pontas são mais propensas ao ressecamento, o segredo para não atrapalhar nenhum dos lados é iniciar um tratamento com uma versão do produto que combine higienização e hidratação; ou seja, que elimine o sebo enquanto sela as cutículas. 

2 -  Lavar o cabelo com água fria

Por causar um maior ressecamento no cabelo, a água quente pode ser responsável por estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Por isso, para evitar o efeito rebote e fechar as cutículas, a dica é optar pela água fria no dia da lavagem! Caso não aguente fazer todo o procedimento com essa temperatura mais baixa, reserve, pelo menos, o último enxague para essa medida; no final, além de contribuir para a redução da oleosidade, esse truque ainda ajudará seus fios a ficarem mais brilhosos e com aparência hidratada. 

3 - Condicionador na raiz? Apenas os específicos!

Uma das maiores recomendações para quem sofre com a oleosidade é a de usar condicionador apenas nas pontas. Essa informação está mais do que certa, afinal, acumular resíduos na região só fará piorar a produção de óleo no couro cabeludo; mas, para quem sente necessidade das propriedades condicionantes em todo o cabelo, uma boa notícia: produtos específicos para raiz oleosa podem ser usados na região por contarem com uma fórmula leve, que hidrata e purifica os folículos capilares ao mesmo tempo.

4 - Faça a lavagem em dias alternados

Muitas mulheres que sofrem com a oleosidade acreditam que a melhor maneira de se livrar do problema é lavar as madeixas todos os dias. Mas, ao contrário do que elas pensam, a frequência ideal para tratar a raiz oleosa é higienizar os fios em dias alternados - um dia, sim; outro, não. Essa é a solução ideal por não deixar que o cabelo chegue a ficar sujo e por não ressecar o couro cabeludo a ponto das glândulas sebáceas entenderem que precisam produzir mais óleos.

5-  Disfarce a oleosidade com acessórios e penteados para não lavar os fios todos os dias

Se a raiz amanhecer mais oleosa e ainda não for o dia de lavar o cabelo, experimente fazer penteados ou usar acessórios para disfarçar o problema sem precisar adiantar o processo de higienização. Rabos de cavalo, tranças e tiaras, por exemplo, são ótimos aliados para esconder o acúmulo de óleo e te deixar segura para aprender a lidar com a lavagem alternada. 

6 - Use finalizadores mais leves e não exagere na quantidade

Outra recomendação importante para quem tem raiz oleosa é priorizar finalizadores que contem com fórmulas mais leves - como o óleo capilar, por exemplo, que não pesa no cabelo e é ideal para alinhar as cutículas. Mas, apesar de sua composição mais simples, é preciso tomar cuidado para não exagerar na quantidade e acabar com as madeixas com o desagradável aspecto ensebado. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais