Beleza Extraordinária

Queratina em excesso: saiba porque os fios ficam enrijecidos e como reverter o quadro

  • A queratina pode ser amiga ou inimiga do cabelo, a diferença está na quantidade certa
Tela cheia
Previous Next
A queratina pode ser amiga ou inimiga do cabelo, a diferença está na quantidade certa

É normal querer resultados rápidos ao perceber que o cabelo está danificado, mas toda essa pressa pode causar o efeito contrário se o tratamento for à base de queratina. A substância tem o poder de deixar os fios fortes e deslumbrantes, mas se até água em excesso pode danificar as madeixas, não poderia ser diferente com um composto complexo como esse.

Por que os fios ficam enrijecidos

A aplicação sem controle pode deixar os cabelos endurecidos, sem brilho e sem movimento. Isso acontece porque a queratina faz parte da composição natural da fibra capilar e precisa ser reposta após processos químicos agressivos que causam perda dessa porção interna. É bom que essa reposição seja acompanhada de perto por um profissional que avalie o estado do fio e diga qual a quantidade e os intervalos certos para a aplicação. Caso contrário o fio pode ficar saturado e perder muita água, o que causa o ressecamento.

O que fazer para evitar

Para a cabeleireira Renata Romão, a periodicidade depende da concentração de queratina de cada produto. "Para as minhas clientes eu recomendo um intervalo de no mínimo 20 dias para fazer reconstrução do fio. Já as cauterizações precisam de um tempo maior, entre 30 e 40 dias", revela.

A situação em que o cabelo se encontra também conta muito na hora de iniciar um tratamento com queratina: decapagens, relaxamentos e escovas progressivas destroem a estrutura original do fio e costumam ser os campeões em necessidade de reconstrução.

Outra saída é procurar produtos à base de micro-queratina, que consegue os mesmos efeitos da substância original, mas de uma forma mais inteligente. Graças ao seu tamanho microscópico, ela tem o poder de penetrar profundamente no fio e corrigir todas as mínimas imperfeições sem pesar no resultado final, já que só preenche os espaços vazios.

Como reverter o quadro

Segundo Renata, a melhor forma de virar o jogo e voltar a ter cabelos saudáveis é devolvendo para a fibra a água que ela perdeu. As hidratações são as responsáveis por esse processo e contém emolientes que deixam os cabelos maleáveis de novo. O conselho também vale para quem ainda não tem problemas com excesso de queratina e faz a reposição sob a supervisão de um profissional: "A hidratação precisa ser feita sempre e com maior frequência que a dos outros tratamentos", diz.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema