Beleza Extraordinária

Quer tirar manchas do cabelo ou igualar a cor? Aprenda a fazer sem danificar os fios

  • Processos como a decapagem ou limpeza de cor funcionam na hora de igualar o tom ou tirar manchas do cabelo ocasionadas pela tinta.
Tela cheia
Previous Next
Processos como a decapagem ou limpeza de cor funcionam na hora de igualar o tom ou tirar manchas do cabelo ocasionadas pela tinta.

As mulheres que optam por mudar a cor dos cabelos em casa, podem encontrar alguns obstáculos até obter a cor desejada. Isto porque um processo muito importante como a pré-pigmentação: "a pré-coloração é fundamental para para proteger os fios dos danos ocasionados pela tintura, tratar durante o procedimento e ainda ajudar a fixar a cor. Acontece que ne maioria das vezes, ele é esquecido", explicou a colorista do Bellíssima Beauty, Luciane Galvão. Neste caso, os cabelos tendem a ficar manchados.

Shampoo anti-resíduos não ajuda a desbotar o cabelo

Muitas mulheres possuem o hábito de - quando insatisfeitas com o resultado da coloração nos fios - lavar os cabelos diversas vezes com shampoo de limpeza profunda para desbotar a cor. A colorista do Visage Coiffeur, Dilma Baptista, afirma que este é um erro grave: "o anti-resíduo tem a função somente de limpar o couro cabeludo, mas não desbota a tinta. O uso em excesso deixará os fios porosos e mais sensíveis à exposição do sol, o que fará com que ele fique ainda mais manchado". Os ativos desse tipo de produto e o pH alcalino podem ressecar os fios se aplicados com muita frequência, por isso, o ideal é usá-los quinzenalmente para cabelos comuns e uma vez por semana em cabelos mais oleosos.

Famosos pelo brilho irresistível, os cabelos castanhos e pretos podem ficar opacos com as assíduas lavagens, e por isso, precisam de shampoos e condicionadores que potencializem o efeito espelhado. Vale lembrar dos cuidados especiais para lavar cabelos coloridos, que também são fundamentais.

Limpeza de cor para diminuir um tom

Se depois de tingir os cabelos com uma tinta muito escura, a cliente perceber que gostaria de um tom um pouco mais claro, Dilma recomenda fazer uma limpeza de cor: "esse processo é usado para suavizar o tom. Não agride os fios e pode ser feito em todo o tipo de cabelo". Ambas as profissionais destacam um produto chamado Effaçol - utilizado na maioria dos salões. O pó é diluído e misturado com água quente e depois aplicado no cabelo. Não existe uma estimativa exata: "o tempo da ação do produto no cabelo irá de acordo com a tonalidade escolhida pela cliente. O único jeito é ficar de olho", disse o colorista Silvio de Oliveira.

Decapagem para tirar as manchas

Semelhante à descoloração, a decapagem é mais focada na remoção da tintura da fibra capilar em vez de deixar o cabelo mais claro, quase branco, como a despigmentação resulta. O processo retira os pigmentos artificiais do cabelo presentes em tinturas permanentes, tonalizantes ou henna e prepara o fio para receber a próxima coloração.

Esse artifício deve ser adotado para quem tem os cabelos castanho escuro, preto ou vermelho - as tonalidades mais difíceis de desfazer-se por conta da alta pigmentação. Os fios loiros dispensam essa técnica, pois já possuem pouco pigmento.

Para retirar a cor suavamente, Anderson Couto do Salão Majestic utiliza o descolorante com água oxigenada de 10 ou 20 volumes. Já para retirar cores muito escuras, será necessário uma de 40 volumes. O colorista ainda ensina uma dica para abrir a cor sem ressecar o cabelo: "aplico duas gotas de óleo de argan para não ressecar". Segundo o especialista, esse processo faz o cabelo perder muita água, e por isso, após a decapagem recomenda-se fazer hidratações potencializadas. Anderson alerta que essa técnica não deve ser realizada em cabelos alisados ou relaxados, visto que a ação junto à química agressiva pode enfraquecer e até mesmo quebrar os fios.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais