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Quer começar a correr? Confira 8 dicas para aprimorar sua atividade física e não deixar o desânimo bater!

  • Confira 8 dicas para começar a correr sem preocupação! (Foto: Shutterstock)
  • Antes de começar a corrida, é importante fazer um pouco de alongamento (Foto: Shutterstock)
  • Se for correr sozinha, prepare uma setlist com suas músicas favoritas para ficar mais animada durante o percurso (Foto: Shutterstock)
  • Você também pode levar um amigo para correr junto com você (Foto: Shutterstock)
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Confira 8 dicas para começar a correr sem preocupação! (Foto: Shutterstock)
  • Confira 8 dicas para começar a correr sem preocupação! (Foto: Shutterstock)
  • Antes de começar a corrida, é importante fazer um pouco de alongamento (Foto: Shutterstock)
  • Se for correr sozinha, prepare uma setlist com suas músicas favoritas para ficar mais animada durante o percurso (Foto: Shutterstock)
  • Você também pode levar um amigo para correr junto com você (Foto: Shutterstock)

Para quem não gosta de musculação ou de circuitos em grupo, por exemplo, a corrida é uma das melhores opções para praticar atividade física! Além de ajudar na perda de peso por acelerar o metabolismo e continuar queimando gordura mesmo após algumas do seu fim, ela também alivia o estresse e previne problemas mais sérios - como o câncer de mama e ataques cardíacos. Quer adquirir esse hábito e não sabe por onde começar? Confira a lista com 8 dicas que vão te ajudar!

1. Fortaleça os músculos e não deixe de se alongar 

Antes de começar a correr, é muito importante garantir que seus músculos estão suficientemente fortes para aguentar a atividade sem nenhuma consequência negativa. Por isso, a dica é passar um tempo exercitando a perna, o abdômen e a lombar na academia ou com exercícios específicos na própria casa para que não haja o risco de ocorrer nenhuma lesão séria. 

Além disso, também é importante não esquecer de se alongar antes de cada corrida para melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão que ocorre quando o corpo se movimenta. 

2. Tenha cuidado ao escolher o tênis

Você não precisa gastar rios de dinheiro para comprar o melhor tênis de corrida; se quiser economizar, não há problema nenhum em escolher os mais baratinhos. A única recomendação é preferir os modelos bem confortáveis e que tenham um solado mais macio, já que isso aumenta o amortecimento e ajuda a evitar possíveis lesões. 

3. Mantenha a frequência mínima de três corridas por semana

Para que seu corpo consiga se adaptar mais rapidamente à corrida e você não demore muito a perceber todos os benefícios que vêm junto com ela, mantenha uma frequência específica em vez de só fazer a atividade física quando der vontade. Se a ideia for começar devagar, reservar três dias da semana para correr, ao menos, uns 15 minutos já é suficiente!  

4. Defina algum destino

Para te estimular e até ajudar a aumentar o tempo da atividade sem muita dificuldade, estipule um destino específico para não precisar correr sem rumo. Da casa de uma amiga ao supermercado do bairro, o que vale é definir um ponto de chegada para aumentar sua motivação. 

5. Mude o cenário

Da mesma maneira que é uma boa ideia definir um destino para ficar mais motivada, também é valido mudar o cenário de vez em quando. Se desejar dificultar um pouco a corrida, isso deve ser levado em conta na hora de definir o ponto da vez! Mas, se ainda estiver em um ritmo mais tranquilo, escolha qualquer outro lugar - que seja bom para correr, claro - apenas para quebrar a rotina e não acabar entediada por ver sempre a mesma paisagem. 

6. Cuidado com a postura

A postura também é outro detalhe importante que pode ajudar ou atrapalhar sua corrida. Não sabe que cuidados deve tomar com ela na hora da atividade? É bem simples: mantenha sempre a cabeça ereta; deixe as mãos sempre abaixo da altura do peito; e não force muito os punhos e os ombros.

7. Desanima com facilidade? Arrume uma companhia

Se você não é a pessoa mais animada do mundo quando o assunto é "atividade física", um bom truque para não acabar desistindo da corrida ou prejudicar sua frequência é se juntar a um amigo que já tenha esse hábito ou tentar incentivar algum para também começar o exercício. Dessa forma, um anima o outro e fica mais difícil bater o tédio durante o tempo em que estiver correndo. 

8. Faça uma playlist com suas músicas favoritas se for sozinha

Não arrumou nenhuma companhia e acha que o tempo não passa correndo sozinha? Simples: prepare uma playlist com suas músicas animadas favoritas e coloque no celular para ouvir em um volume bem alto! Dessa forma, sua atividade vai ficar bem mais animada enquanto você não chega ao local que definiu como destino.  

Redação: Nívia Passos

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