Beleza Extraordinária

Quem tem pele oleosa pode usar protetor solar? Descubra!

  • Pessoas com a pele oleosa devem usar protetor solar diariamente mas o produto deve ser oil free e conter substâncias seborreguladoras
Tela cheia
Previous Next
Pessoas com a pele oleosa devem usar protetor solar diariamente mas o produto deve ser oil free e conter substâncias seborreguladoras

O protetor solar é um item indispensável na rotina de beleza diária mas muitas pessoas que têm pele oleosa evitam usar o produto, com medo de agravar o problema, deixando o rosto ainda mais brilhoso. Se a dúvida é esta, pode relaxar; há diversas opções no mercado de cosméticos voltadas exclusivamente para quem sofre com a oleosidade excessiva que, além de proteger contra os efeitos nocivos do sol, também combatem consequências incômodas. Na hora de escolher o protetor solar, procure por palavras-chave como toque seco, oil free, efeito matte e similares.

"A utilização do protetor solar é essencial para qualquer tipo de pele. O filtro solar específico para pele oleosa não faz produzir mais óleo e alguns protetores já possuem até substâncias controladoras de sebo com efeito matificante que ajudam a controlar o problema. As pessoas com esse tipo de pele devem investir nos produtos que sejam livres de óleos e silicones", afirma a dermatologista Tatiana Oddo.

Cerca de 56% das brasileiras têm pele de mista ou oleosa. Essa grande incidência acontece devido à umidade e às altas temperaturas comuns no país e, justamente por isso, o uso do protetor solar é obrigatório, independente de o sol estar brilhando ou não. Quem costuma ficar com o rosto muito brilhoso ao longo do dia e tem os poros dilatados deve procurar um dermatologista, que recomendará o tratamento adequado. A pele oleosa tem necessidades especiais, como sabonetes, tônicos e hidratantes específicos, que devem ser usados antes do filtro.

Produtos controladores de sebo são os indicados

Os protetores solares voltados para pessoas com pele oleosa têm textura leve e de rápida absorção, deixam a pele com acabamento opaco e reduzem o brilho excessivo. Os produtos contém substâncias seborreguladoras, que controlam a produção das glândulas sebáceas ao longo do dia, e não deixam os poros obstruídos, para não provocar cravos e espinhas.

As opções de texturas de protetores solar disponíveis no mercado, são inúmeras, como creme, gel, mousse e spray . "Os protetores em pó e gel creme com toque seco são os mais agradáveis. Se o filtro solar não for específico para esse tipo de pele, ele pode obstruir e piorar a acne, por possuir base oleosa", explica a dermatologista. Já os produtos em spray que não possuem óleo em sua fórmula também estão liberados, por serem menos viscosos e absorvidos mais rapidamente pela pele.
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!