Beleza Extraordinária

Quem faz escova progressiva pode usar pré-shampoo? Saiba os cuidados para não remover a química de alisamento mais rapidamente

  • Faz progressiva e quer usar pré-shampoo? Confira a matéria para descobrir se é uma boa ideia! (Foto: Instagram @theerealkarlaj)
  • A técnica do pré-poo é uma boa aposta para proteger o cabelo antes das lavagens (Foto: Instagram @alatorreee)
  • Por abrir as escamas do cabelo, o pré-shampoo deve ser usado com moderação por quem faz progressiva (Foto: Instagram @olaj_arel)
Tela cheia
Previous Next
Faz progressiva e quer usar pré-shampoo? Confira a matéria para descobrir se é uma boa ideia! (Foto: Instagram @theerealkarlaj)
  • Faz progressiva e quer usar pré-shampoo? Confira a matéria para descobrir se é uma boa ideia! (Foto: Instagram @theerealkarlaj)
  • A técnica do pré-poo é uma boa aposta para proteger o cabelo antes das lavagens (Foto: Instagram @alatorreee)
  • Por abrir as escamas do cabelo, o pré-shampoo deve ser usado com moderação por quem faz progressiva (Foto: Instagram @olaj_arel)

O pré-shampoo é o produto ideal para fazer uma limpeza profunda no cabelo e deixá-lo preparado para receber tratamentos profundos - como a reconstrução ou hidratação, por exemplo. No entanto, apesar de todos esses benefícios, quem faz escova progressiva tem dúvidas sobre o uso do produto: afinal, ele é uma boa opção para remover a oleosidade do couro cabeludo - muito comum após o procedimento - ou pode comprometer o efeito da química? Confira a matéria para descobrir!

Limpeza profunda do pré-shampoo compromete o efeito liso da progressiva?

Mesmo com o uso do shampoo tradicional em uma frequência correta, o cabelo pode acabar pesado por conta do acúmulo de resíduos e oleosidade no couro cabeludo. Quando isso acontece, a solução ideal para resolver o problema é apostar na lavagem com um produto que tenha ação antirresíduos - como é o caso do pré-shampoo, que também é indicado para os dias de tratamento mais profundos por abrir bem as cutículas da fibra capilar. 

Como o aumento da oleosidade é uma das consequências da escova progressiva, usar esse produto parece ser a solução perfeita para resolver o problema. No entanto, por conta da alta concentração de ativos limpantes e o pH alto - responsável pela maior abertura da cutícula - , ele deve ser usado com muita cautela. Do contrário, a espécie de película que a química cria nos fios é removida com facilidade e o efeito liso é, sim, comprometido. 

Produto pode ser usado nos cabelos alisados com frequência moderada

A boa notícia para quem gosta de usar o pré-shampoo nos fios é que ele não precisa ser completamente retirado da rotina: para garantir um couro cabeludo bem limpo, ainda dá para apostar no produto com uma frequência moderada!

Se o cabelo for naturalmente muito oleoso, a dica é fazer a aplicação de 15 em 15 dias. Nos demais casos, a melhor opção para preservar o efeito liso é usar o pré-shampoo antes de tratamentos mais profundos - como a reconstrução - ou quando perceber que os fios estão precisando de uma limpeza extra por estarem pesados e com resíduos de produtos.

Fazer pré-poo antes da lavagem pode amenizar os danos do shampoo

Uma boa dica para a escova progressiva durar mais tempo é fazer uma técnica conhecida como pré-poo - que, apesar do nome parecido, tem um objetivo bem diferente do pré-shampoo.

Com a função de criar uma espécie de filme protetor no cabelo, o procedimento consiste em aplicar condicionador, óleo, creme de pentear ou de tratamento por todo o comprimento antes do uso do shampoo. Depois, enxaguar por completo o produto escolhido para a técnica e fazer os demais passos da lavagem normalmente.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!