Queda de cabelo: veja 5 hábitos comuns que podem estar causando o problema

A queda de cabelo é uma das preocupações mais comuns entre as mulheres, mas nem sempre ela é um problema. Em média, as madeixas perdem até 100 fios por dia, no entanto, vale ficar atenta quando esse número começar a parecer maior do que o normal, já que, aí sim ele pode indicar uma complicação. E os motivos podem ser os mais surpreendentes: das práticas simples do dia a dia ao estresse, ou até mesmo a problemas de saúde mais graves. Confira alguns dos mais comuns!

1. Fazer penteados muito apertados 

 

Embora os penteados presos sejam superelegantes, o ideal é evitar deixá-los muito apertados. O que acontece é o seguinte: quando são usados com muita frequência, eles acabam danificando o cabelo e a raiz, causando quebra e fazendo com que os fios até parem de crescer em alguns pontos - como nas áreas próximas à testa, por exemplo - por conta do trauma causado pela tração repetitiva.

2. Usar o cabelo solto com a bolsa no ombro

 

As bolsas são indispensáveis nos looks da maioria das mulheres, e se o seu cabelo é longo, com certeza o acessório já arrancou alguns dos seus fios. Esse hábito, aparentemente simples, também pode aumentar a queda por ficar puxando e friccionando o cabelo sempre que esse fica preso por baixo da alça. O ideal é jogar as madeixas para o ombro oposto ao que leva a bolsa, quando essas não estiverem presas em rabos de cavalo, coques ou outros penteados presos.

3.  Usar acessórios, como anéis e pulseiras, enquanto penteia os fios

 

Outra coisa muito comum e que deve ser evitada é pentear ou lavar os cabelos usando acessórios, como anéis, pulseiras e cordões com muitos detalhes. O motivo é simples: se os fios ficarem presos nas jóias, a chance de você precisar puxá-los para que se soltem é muito alta - o que causa quebra e, consequentemente, aumento na queda.

Por isso, para não acabar prejudicando o cabelo, tenha sempre o cuidado de retirar todos os adereços que podem grudar nele antes de começar a finalização ou a lavagem. 

4. Usar chapinha e secador constantemente

 

O secador e a chapinha são aliados na rotina capilar de muita gente, mas o uso frequente também é prejudicial. Além de aumentarem o ressecamento, esses aparelhos com fontes de calor podem contribuir para o aumento da queda por danificarem a estrutura interna do fio. 

Para evitar o problema, a dica é usá-los em dias bem alternados ou apenas em algumas ocasiões especiais; nunca abrir mão do protetor térmico; e evitar as temperaturas muito altas do secador para não aumentar a chance de comprometer as madeixas. 

5. Estresse e problemas de saúde

 

Além de todas essas práticas do dia a dia, problemas mais sérios, como estresse e doenças auto-imunes, também podem causar o aumento da queda. Nesses casos, é muito importante procurar um médico, já que só ele pode fazer todos os exames necessários para descobrir o problema e iniciar o tratamento mais indicado para sua situação. 

Matéria publicada em 24 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/queda-de-cabelo-veja-5-habitos-comuns-que-podem-estar-causando-o-problema" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-lavar-cabelos-mistos-profissional-da-dicas-para-cuidar-dos-fios-oleosos-na-raiz-e-ressecados-nas-pontas", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-lavar-cabelos-mistos-profissional-da-dicas-para-cuidar-dos-fios-oleosos-na-raiz-e-ressecados-nas-pontas", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/keila/profissional-lavando-o-cabelo-de-modelo-branca.jpg?rev=1a80a40277614145a7cf4e96611549e9", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-10T13:21:34+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:22:21+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/queda-de-cabelo-veja-5-habitos-comuns-que-podem-estar-causando-o-problema", "name": "queda-de-cabelo-veja-5-habitos-comuns-que-podem-estar-causando-o-problema" } } ] }