Beleza Extraordinária

Queda de cabelo: 6 causas e tratamentos para o problema

  • Descubra o que pode estar causando a queda capilar (Foto: Instagram @freshlengths)
Tela cheia
Previous Next
Descubra o que pode estar causando a queda capilar (Foto: Instagram @freshlengths)

A queda de cabelo é um problema muito comum tanto entre as mulheres como entre os homens. Na maioria das vezes, a queda é um processo normal e acontece por causa da renovação capilar, mas quando você perde um volume alto de fios por dia, pode ser sinal de algum outro problema. Mas será que você sabe identificar as causas da queda capilar?

Ela pode ter muitas causas e cada uma delas tem uma solução diferente. Por isso, para saber como tratar a queda, primeiro é importante descobrir o que está causando o problema. Quer saber quais são os principais fatores que podem provocar a queda capilar e como acabar com ela? Vem conferir!

Excesso de químicas capilares é uma das principais causas da queda capilar

Você já deve saber que as químicas capilares - sejam alisamentos ou colorações - danificam a estrutura dos fios. O que algumas mulheres não sabem é que, mesmo que as madeixas pareçam saudáveis, isso pode provocar a queda do seu cabelo.

O que fazer: Para evitar esse tipo de problema, o ideal é deixar um intervalo mínimo de 30 dias entre uma coloração e um alisamento. Além disso, manter um cronograma capilar também pode ajudar.

Prender ou dormir com o cabelo molhado pode fazer os fios caírem mais

Se você tem o costume de prender o cabelo ainda molhado com frequência, essa pode ser a causa da queda intensa dos fios. O mesmo acontece com quem lava os cabelos antes de dormir e vai para a cama com as madeixas molhadas.

O que fazer: Quando está molhado, o fio se torna mais elástico e propenso a quebrar. A dica é esperar as madeixas secarem ou usar um secador de cabelo antes de prender, colocar chapéu e ir deitar.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Usar a água muito quente também faz os cabelos caírem com mais frequência

As mulheres que lavam o cabelo com a água muito quente também podem sofrer com a queda capilar - principalmente se as lavagens são muito frequentes. Isso porque a água quente enfraquece os fios e pode causar queda.

O que fazer: Como a água quente danifica os fios, o melhor é evitá-la na hora de lavar o cabelo. Prefira as temperaturas mais frias ou, no máximo, a água morna.

Excesso de secador, chapinha ou babyliss podem contribuir para a queda dos fios

As mulheres mais vaidosas não abrem mão do secador de cabelo, chapinha e babyliss no dia a dia. Mas essas ferramentas de calor também podem ser responsáveis por intensificar a queda capilar.

O que fazer: Evite usar fontes de calor diariamente mas, quando for necessário, é uma boa ideia apostar em um leave-in com proteção térmica para evitar os danos.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por teni panosian (@tenipanosian) em

Hábitos não-saudáveis são vilões na queda de cabelo

Alguns hábitos não muito saudáveis também podem aumentar a queda dos fios. Manter uma alimentação desequilibrada, fumar e ficar sob constante estresse são alguns fatores que podem contribuir para o problema.

O que fazer: Procure adotar um estilo de vida mais saudável, seguindo uma alimentação mais equilibrado e deixando de lado hábitos nocivos, como o tabagismo.

Problemas de saúde também podem causar a queda capilar

Doenças e problemas de saúde também podem fazer seu cabelo cair. O problema pode ser causado por desequilíbrios hormonais, anemia, dermatite seborreica e algumas doenças, como o hipotireoidismo.

O que fazer: Se você suspeitar que a causa para a queda excessiva é um problema de saúde, procure seu médico para encontrar o tratamento mais adequado para você.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais