Beleza Extraordinária

Queda capilar: quando começar a se preocupar? Veja dicas de especialistas

  • Queda capilar pode acontecer em qualquer idade, por isso é importante procurar um dermatologista
Tela cheia
Previous Next
Queda capilar pode acontecer em qualquer idade, por isso é importante procurar um dermatologista

Cabelos saudáveis e bonitos deixam qualquer mulher com a autoestima mais alta. Mas quando os fios começam a cair além do normal, grande parte delas começa a se preocupar, já que a queda excessiva pode ser um sinal de que outros problemas de saúde - como doenças hormonais, infecciosas e emocionais - podem estar acontecendo no organismo. Mas você sabe exatamente a hora certa de procurar um médico? Para te ajudar a ficar atenta com a situação, o Beleza Extraordinária conversou com dermatologistas especialistas no assunto. Confira! 

Primeiro passo é observar lugares e quantidade de fios caídos

Os médicos são unânimes em afirmar que é necessário estar sempre atenta aos lugares onde os fios de cabelo caídos aparecem. "Normalmente perdemos 100 fios quando lavamos e penteamos diariamente. Quando começamos a perceber que encontramos cabelos em locais pouco comuns, como travesseiro, geladeira, chão da sala é que devemos levantar a luz de alerta e começar a buscar o motivo", afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. Outro sinal de aviso é quando a risca do cabelo parece estar mais larga, ou até mesmo quando o rabo de cavalo parecer mais fino.

Observar outros hábitos cotidianos também é indispensável. Por exemplo, se você parou de tomar pílula de contracepção oral ou se sofreu alguma doença infecciosa há, no mínimo, três meses, as chances de a queda capilar acontecer por estes motivos é grande. "Em geral, o cabelo leva três meses após o fator desencadeante para cair, mas a queda também pode ser desencadeada por diversos processos hormonais, deficiências de vitaminas, anemia e alterações no metabolismo corporal", alertou Gabriella.

Cabelos compridos perdem mais fios? É mito!

A ideia de que cabelos mais compridos perdem mais fios é apenas uma sensação, já que a queda além do normal é um fato que pode acontecer com mulheres de todos os tipos de cabelo. O que acontece é que a impressão do caimento é maior em cabelos longos, já que os fios promovem um maior volume ao se emaranhar. "Lembrando que se a pessoa ficar dois dias sem lavar a cabeça, no próximo banho cairão 200 ou mais fios. E isto é um processo natural: ou seja, eles deveriam ter caído na véspera, mas como não foram lavados, permaneceram no couro cabeludo - simples assim", garante a dermatologista Gabriella.

Notou que o cabelo está caindo demais? Procure um dermatologista

Nem toda queda de cabelo é igual e por isso é importante procurar um dermatologista qualificado. De acordo com a especialista Flavia Addor, há um tratamento específico para causa de queda capilar. "Pode ser desde o uso de medicamentos tópicos e cuidados locais, como lavagem e orientação sobre não tracionar os cabelos, até o uso de medicamentos sistêmicos ou procedimentos, como o microagulhamento ou implante capilar", explicou a especialista, que lembrou que ter paciência durante todo o processo é uma dica essencial para as mulheres. "Os tratamentos capilares não têm resultados imediatos, levam no mínimo de 3 a 4 meses para verificação dos primeiros resultados, devido a duração do ciclo capilar", assegurou Flavia Addor.

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais