Beleza Extraordinária

Quantos dias é preciso ficar sem lavar o cabelo antes de colorir?

  • Deixar os fios sem lavar por alguns dias pode proteger o couro cabeludo de irritações
Tela cheia
Previous Next
Deixar os fios sem lavar por alguns dias pode proteger o couro cabeludo de irritações

Colorir os cabelos em casa é uma decisão que exige muita pesquisa para que todo o processo dê certo. Uma dúvida frequente é se os fios devem ou não ser lavados antes da coloração e a resposta nem sempre é a mesma. Acompanhe as dicas do colorista Ítalo Cardoso e tire todas as dúvidas sobre o assunto.

Ficar de um a dois dias sem lavar protege o cabelo de irritações

Quem tem o couro cabeludo sensível sabe que qualquer processo químico pode desencadear reações desagradáveis na área. São justamente essas mulheres que Ítalo Cardoso aconselha a ficar de um a dois dias sem lavar o cabelo antes de alguma coloração: "a oleosidade natural produzida nesse tempo protege a região da ação da amônia, que é uma substância forte e nesses casos pode causar vermelhidão, ardência e irritações", revela.

O profissional lembra, porém, que não é todo mundo que precisa tomar tais cuidados. Quem não tem histórico de sensibilidade na região e faz o teste de mecha antes de começar o processo não precisa ter medo de colorir as madeixas no mesmo dia que lavou: as chances de uma irritação maior são raras.

Deixar os fios sem lavagem por mais de três dias pode aumentar a sensibilidade de couro cabeludo

Alguns cabeleireiros defendem que os resíduos presentes em um cabelo que está há três ou quatro dias sem lavar podem interferir na eficácia da tintura impedindo que ela se fixe nos fios. Ítalo discorda desse posicionamento e diz que ele é algo do passado, quando as colorações ainda não tinham tanta tecnologia: "os produtos de hoje têm agentes suficientes para abrir a cutícula do fio e depositar a tinta dentro", conta.

O problema de ficar tanto tempo sem lavar o cabelo antes de uma coloração é que o acúmulo de oleosidade pode fazer a cabeça coçar: "esse atrito provocado pela mão no couro cabeludo pode deixar a área sensível e aumentar o risco de irritação em contato com a amônia", explica.

Tonalizantes funcionam melhor com os fios limpos

Segundo Ítalo, os tonalizantes seguem uma lógica completamente diferente das colorações permanentes. Como não possuem amônia, eles não apresentam risco de irritação ao couro cabeludo e até precisam da lavagem prévia para funcionarem melhor: "o shampoo abre as cutículas dos fios e, como os tonalizantes agem apenas superficialmente, isso ajuda o produto a chegar a camadas mais profundas", diz.

O profissional aconselha a deixar o condicionador apenas para a parte final, já que ele é responsável por fechar a estrutura do fio: "depois de retirar o tonalizante apenas com água, aplique o creme por alguns minutos para finalizar", aconselha.

Espere alguns dias para lavar de novo depois de colorir

Para o colorista, não é preciso ter pressa para lavar as madeixas de novo depois de colorir. Segundo Ítalo, tanto as colorações permanentes quanto os tonalizantes precisam de um tempo para se fixarem nos fios: "volte a lavar os cabelos uns três dias depois. Isso vai ajudar a tinta a pegar melhor e o resultado será mais duradouro", garante.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação