Beleza Extraordinária

Quanto tempo dura o efeito do protetor solar? Descubra

  • Entenda quanto tempo dura o efeito do protetor solar e saiba como reaplicar o filtro no corpo e rosto (Foto: Instagram @thesydneyporter)
  • Reaplicar o protetor solar de duas em duas horas é fundamental para a proteção completa da pele (Foto: Instagram @mariaamarti_)
Tela cheia
Previous Next
Entenda quanto tempo dura o efeito do protetor solar e saiba como reaplicar o filtro no corpo e rosto (Foto: Instagram @thesydneyporter)
  • Entenda quanto tempo dura o efeito do protetor solar e saiba como reaplicar o filtro no corpo e rosto (Foto: Instagram @thesydneyporter)
  • Reaplicar o protetor solar de duas em duas horas é fundamental para a proteção completa da pele (Foto: Instagram @mariaamarti_)

Se você já criou o hábito de usar o protetor solar na sua rotina de beleza, já está um passo a frente em direção à pele perfeita - mas e agora, será que você se lembra de reaplicar o filtro ao longo do dia? Vale lembrar: reforçar a camada de proteção é tão importante quanto usar o produto todas as manhãs!

Mas afinal de contas, de quanto em quanto tempo passar o protetor solar de novo? Quantas horas dura o efeito do filtro? Continue lendo a matéria e acerte nos cuidados para se proteger de rugas, queimaduras, câncer de pele e outros problemas causados pelos raios UV.

Com que frequência devo reaplicar o protetor solar?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por IJEOMA KOLA (@ijeomakola) em

Uma coisa é certa: usar o protetor solar uma vez ao dia não é o suficiente para ficar totalmente protegido dos raios solares, viu? Segundo os especialistas, a rotina ideal é aplicar o filtro logo pela manhã (meia hora antes de se expor ao sol) e, depois, repassar o produto no corpo e rosto a cada duas horas. 

Lembrando sempre que o tempo de reaplicação não tem nada a ver com o FPS indicado na embalagem, viu? O seu filtro solar tem FPS 60 não fica mais tempo na pele do que o de FPS 30 - logo, o intervalo de reaplicação a cada 2h é exatamente o mesmo para todos os tipos!

Importante lembrar: a única concessão de horário possível é exclusiva para quem passa o dia em ambientes fechados, como escritórios. Nesses casos, a reaplicação do produto no escritório pode ser feita de 3 em 3 horas. 

Por que reaplicar o filtro solar?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por @thesydneyporter em

Ainda assim, você pode estar se perguntando por que repassar o protetor solar é tão importante, né? A resposta é simples: com o passar das horas a pele vai absorvendo o produto e, assim, o efeito de proteção vai sendo gradualmente reduzido - especialmente com a ajuda do suor e contato excessivo com a água. Logo, para não deixar a pele desprotegida nem um minutinho sequer, o segredo é reforçar a camada protetora na pele. 

Como reaplicar o protetor corretamente? Veja o passo a passo!

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Para fazer uma reaplicação certeira, o segredo é não economizar na quantidade do produto. Aplique a mesma quantidade usada na primeira vez:

- 01 colher de chá para rosto, cabeça e ombros;

- 02 colheres de chá para o colo e as costas;

- 01 colher de chá para cada braço;

- 02 colheres de chá para cada perna.

Depois, o passo a passo é simples:

1. Coloque a quantidade específica de protetor solar nas mãos;

2. Em seguida, suje a ponta do dedo indicador e faça pontinhos em todo o rosto e pescoço - sem esquecer das orelhas e linha dos cabelos;

3. Espalhe o produto usando movimentos circulares;

4. Agora, aplique mais produto nas mãos, suje as pontinhas dos dedos e espalhe nas outras áreas do corpo (sempre em círculos para que a pele absorva bem o produto).

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais