Beleza Extraordinária

Quantas vezes usar máscara de hidratação? Entenda qual é a frequência certa

  •  Saiba qual é a frequência certa de fazer hidratação e acerte nos cuidados com os cabelos (Foto: Instagram @elaisaya)
Tela cheia
Previous Next
Saiba qual é a frequência certa de fazer hidratação e acerte nos cuidados com os cabelos (Foto: Instagram @elaisaya)

A hidratação é um dos passos mais importantes dos cuidados com os cabelos em casa. Mas, de quanto em quanto tempo usar a máscara nos fios? A gente sabe que o efeito que ela deixa no visual é tão bonito que a vontade é de usar o creme em todas as lavagens - mas não é bem assim que funciona, viu? O Beleza Extraordinária explica por quê - e, de quebra, fala qual é a melhor frequência + passo a passo certeiro!

Quantas vezes por semana devo usar a máscara capilar?

A resposta certa para essa pergunta depende do seu tipo de cabelo - e, claro, das necessidades dele no momento. Em termos bem gerais, o indicado seria hidratar os fios uma vez na semana. Essa é a frequência que cabelos normais precisam para terem os nutrientes e o nível de água reposto na fibra.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por alanna doherty (@alannanicolex) em

Maaas, tudo pode variar: se você fez alguma química (tipo coloração ou alisamento), ou está aproveitando bastante o verão com banhos de piscina e mar quase todo dia, o cabelo vai acabar precisando de hidratações mais frequentes. Nesses casos, usar a máscara duas vezes na semana talvez seja mais eficiente!

Hidratar o cabelo em excesso faz mal?

É bem provável que você esteja se perguntando por que não se deve hidratar o cabelo todos os dias, né? Bom, o motivo é simples: o excesso de hidratação causa o chamado "efeito rebote" e, aí, o cabelo acaba sendo sobrecarregado de água e nutrientes, ficando pesado e sem movimento.

Ou seja, um dos segredos para o cabelo ficar tão incrível depois da máscara capilar é justamente o espaço na medida certa que você dá entre as hidratações - por isso, nada de exagerar na dose!

Como se aplica a máscara no cabelo?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por MARIA MARTÍ (@mariaamarti_) em

Chegou o dia de fazer a hidratação? Então veja como fazer a aplicação certeira e conseguir hidratar o cabelo do jeito certo!

1. Depois de lavar os cabelos com o shampoo, tire um pouco da umidade dos fios;

2. Em seguida, pegue um pouco da máscara de hidratação e vá aplicando de mecha em mecha do comprimento até às pontas - evitando a raiz!

Importante: a quantidade de creme varia com o tipo de fio e comprimento também. Uma boa dica é usar o tanto de produto necessário para deixar a mecha enluvada bem deslizante!

3. Depois de enluvar cada mecha, deixe o produto agindo nos cabelos pelo tempo indicado na embalagem - cerca de 15 minutinhos;

4. Agora, enxágue os cabelos retirando o creme;

5. Retire a umidade dos fios com a ajuda de uma toalha de algodão;

6. Aplique o leave-in para selar bem as pontinhas e finalize os cabelos do jeito que achar melhor!

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais