Beleza Extraordinária

Quando cortar o cabelo? Saiba se é realmente necessário aparar as pontas a cada 3 meses

  • Descubra de quanto em quanto tempo é indicado cortar o cabelo (Foto: Instagram @salsalhair)
Tela cheia
Previous Next
Descubra de quanto em quanto tempo é indicado cortar o cabelo (Foto: Instagram @salsalhair)

Você provavelmente já ouviu falar que o ideal é cortar as pontinhas do cabelo a cada três meses, para fazer os fios crescerem mais fortes e saudáveis. Outras pessoas dizem que é mais indicado cortar as madeixas a cada seis meses. Mas será que existe mesmo um intervalo mais adequado para ir ao cabeleireiro

Se você está em dúvida de quanto tempo esperar entre uma visita e outra ao seu cabeleireiro, não precisa se preocupar. A gente te conta quando cortar o cabelo e o que fazer para ele crescer super bonito. Vem conferir essas dicas para cortar os fios do jeito certo e deixar o seu cabelo forte e lindo!

O intervalo de corte vai depender do comprimento do cabelo

Não existe um tempo determinada para cada corte de cabelo, isso pode depender de vários fatores, como o comprimento e a saúde dos fios. Os cabelos curtos precisam ser cortados com mais frequência - principalmente os super curtos, como os pixies - para manter o corte. Se quiser manter o comprimento, a dica é não passar de 2 meses entre os cortes. 

para as franjas, é recomendado aparar os fios mensalmente, já que um crescimento pequeno já pode fazer muito diferença no comprimento delas. Quem prefere os fios bem curtinhos, pode cortar até com mais frequência, a cada duas semanas. 

Os cabelos longos também precisam de cortes regulares

Se você faz parte do grupo de mulheres que não abre mão do cabelo super longo, saiba que eles também precisam ser cortados regularmente. Com o tempo, os fios vão ficando ressecados e podem surgir pontas duplas, por isso, é importante aparar as pontinhas para manter as madeixas saudáveis.

Isso pode ser feito a cada 3 meses ou sempre que começarem a surgir pontas duplas. Já para quem está querendo deixar o cabelo crescer, o intervalo pode ser um pouco maior para dar tempo para os fios crescerem. Mas o intervalo entre cortes não deve ultrapassar 6 meses - e sempre prestando atenção à saúde das pontas, viu?

Afinal, cortar o cabelo faz ele crescer mais rápido?

O crescimento do cabelo se dá pela multiplicação das células capilares nos bulbos do couro cabeludo. Como cortar os fios não interfere nessa região, aparar o cabelo não influencia no ritmo de crescimento. O que pode acontecer é a sensação de que as madeixas crescem mais rápido quando as pontas estão saudáveis e livre da quebra.

Embora o corte regular seja fundamental para a saúde capilar, existem outras atitudes que você pode tomar para estimular o crescimento. Entre elas estão: apostar em um shampoo antirresíduos uma vez na semana, massagear o couro cabeludo para estimular a circulação sanguínea e, é claro, manter uma alimentação equilibrada e rica em proteínas, ferro e zinco. 

Redação: Gabrielle Nunes

ver mais : Cortes de cabelos
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais