Beleza Extraordinária

Qual o shampoo certo para o meu cabelo? Entenda a importância de usar a fórmula mais adequada e saiba como escolher

  • Como você escolhe o shampoo para o seu cabelo? Leia a matéria e saiba a importância de escolher a fórmula certa! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Além do shampoo para os tipos de cabelo, também existem fórmulas que tratam problemas como frizz, ressecamento e pontas duplas (Foto: Instagram @naimasakho)
  • Na hora de escolher o shampoo, uma dica é prestar atenção na textura, que pode ser cremosa, transparante ou translúcida (Foto: Instagram @melly.woo)
Tela cheia
Previous Next
Como você escolhe o shampoo para o seu cabelo? Leia a matéria e saiba a importância de escolher a fórmula certa! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Como você escolhe o shampoo para o seu cabelo? Leia a matéria e saiba a importância de escolher a fórmula certa! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
  • Além do shampoo para os tipos de cabelo, também existem fórmulas que tratam problemas como frizz, ressecamento e pontas duplas (Foto: Instagram @naimasakho)
  • Na hora de escolher o shampoo, uma dica é prestar atenção na textura, que pode ser cremosa, transparante ou translúcida (Foto: Instagram @melly.woo)

Você é daquelas que escolhe o shampoo pela embalagem ou pela fragrância? Ou está sempre ligada nas substâncias e no efeito que o item promete? Se você for do primeiro time, saiba que há grandes chances de você estar lavando seus cabelos da forma errada! O que acontece é que cada shampoo tem uma fórmula diferente, com substâncias, ativos, textura e cores que podem não corresponder ao efeito que o seu cabelo precisa. E não basta apenas levar em conta o tipo de fio, como liso, cacheado ou ondulado: é preciso também considerar as necessidades das suas madeixas. Confira mais detalhes sobre a importância de escolher o shampoo certo! 

O que um shampoo 'errado' pode fazer no cabelo? 

Imagine que um cabelo liso seja lavado com um shampoo para cabelo cacheado: fios lisos costumam ser mais oleosos, enquanto o cabelo cacheado é mais seco. Sendo assim, o shampoo para cachos - que é mais nutritivo e contém óleos em sua composição - pode deixar um cabelo liso ainda mais oleoso. Agora, imagine o oposto: se você tem cabelo cacheado e usa um shampoo para cabelo liso, que pode ser mais adstringente, os seus cachos correm o risco de ficarem ainda mais secos.

Outro exemplo clássico é usar shampoos para cabelos coloridos em madeixas que não recebem coloração: eles costumam ter ativos que seguram os pigmentos da coloração para evitar o desbotamento, além de terem cores diferentes, como o roxo e o azul para cabelos loiros e o avermelhado ou amarelo para cabelos ruivos: assim, o seu cabelo de cor natural pode ficar ressecado cada vez mais, já que o shampoo não irá tratar os reais problemas do seu cabelo. 

Como descobrir o shampoo ideal para o tipo de cabelo? 

Para saber o tipo certo de shampoo para seu cabelo, existem duas formas: ou você escolhe de acordo com o tipo do seu fio ou você opta por aqueles que prometam tratar problemas que o seu cabelo tem no momento, como frizz, quebra, fraqueza, falta de brilho, oleosidade excessiva, pontas secas, entre outros. Isso significa que você pode sempre variar de shampoo, mas sempre levando em conta que o efeito prometido vai cair bem para a situação do cabelo.

Afinal, qual é o melhor tipo de shampoo para cada cabelo? 

Cabelos lisos e finos: se você tiver cabelo liso e fino, procure shampoos com textura translúcida, ou seja, que não são tão cremosos, para tratar a oleosidade da raiz e não pesar nos fios. Também vale apostar nos shampoos com queratina, que alinha melhor o cabelo.  

Cabelos lisos e grossos: se o seu cabelo liso ou ondulado for do tipo grosso, vá nos shampoos que controlem o frizz e o efeito armado, que são os mais hidratantes e que contém óleos e manteigas, como a manteiga de babaçu.

Cabelos lisos com escova: se você alisa os cabelos com escova progressiva, é preciso ter cuidado com shampoos transparentes, que limpam bem o fio e acabam retirando a película da escova. Escolha shampoos com fórmula cremosa e procure substâncias que foram retiradas na hora da escova, como a queratina. 

Cabelos mistos: se o seu cabelo tem a raiz é oleosa e as pontas secas, vale apostar nos shampoos para cabelos mistos, que já existem no mercado de beleza e são conhecidos como fórmulas detox. Eles são purificantes e limpam bem o couro cabeludo enquanto hidratam as pontas em uma só lavagem. Geralmente, esse tipo de shampoo tem a textura translúcida. 

Cabelos fracos: seus cabelos costumam cair bastante? Aposte nos shampoos fortalecedores, que geralmente contém arginina na fórmula. 

Cabelos cacheados e crespos: aposte em shampoos com fórmulas nutritivas, ou seja, com óleos na composição. Vale procurar o óleo de coco ou alguns tipos de manteiga, que ajudam a limpar o couro cabeludo sem ressecar, além de ajudarem, também, a nutrir o comprimento dos cachos, que são naturalmente secos. 

Cabelos tingidos ou com luzes: vale escolher shampoos de linhas específicas para a cor dos seus cabelos ou shampoos com poder reconstrutor ou restaurador, que geralmente contém ceramidas, que ajuda a tratar problemas comuns de cabelos tingidos, como frizz, opacidade, quebra e falta de movimento. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais